Destaques da NASA: cometa Nishimura e + nas fotos astronômicas da semana

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

D. Bartlett/A.H.Nezhad/B. Falls/C.Hall-Fernandez

Chegou o momento de conferir as fotos destacadas pela NASA ao longo da semana. Uma delas mostra o cometa Nishimura, que vem ficando cada vez mais brilhante. Outras fotos relembram a beleza da chuva de meteoros Perseidas, cujo pico aconteceu neste mês e trouxe vários meteoros no céu. Como de costume, objetos como nebulosas e planetas também apareceram por aqui.

Confira:

Sábado (19/08) — Netuno

O telescópio James Webb observou Netuno, o planeta mais longe do Sol em nosso sistema — para comparação, considere que ele está 30 vezes mais distante do astro do que a Terra.

Nesta foto, o planeta aparece com cores diferentes daquelas que costumamos ver em fotos por causa do metano em sua atmosfera, que absorve a luz infravermelha. Algumas das luas do gigante gelado também apareceram — a mais brilhante delas é Tritão, visível no canto superior esquerdo.

Domingo (20/08) — Nuvem rolo

Já imaginou uma nuvem em formato de rolo? Pois é, uma formaçaõ assim apareceu no céu de uma cidade nos Estados Unidos em 2007 e foi registrada na foto abaixo.

Este tipo de nuvem pode ser formado perto de frentes frias avançando, e uma das principais características delas deste é a estrutura alongada.

Segunda-feira (21/08) — Cometa Nishimura

Enquanto tirava fotos do céu, o astrônomo amador Hideo Nishimura descobriu um novo cometa, que ficou conhecido como C/2023 P1 Nishimura. O brilho do cometa vem aumentando conforme viaja pelo Sistema Solar interno, rendendo fotos como esta:

Em setembro, o cometa Nishimura vai chegar ao periélio, o ponto de sua órbita em que fica mais próximo do Sol, e vai brilhar ainda mais.

Terça-feira (22/08) — Nebulosa

Outro objeto descoberto por astrônomos amadores é a nebulosa na foto abaixo, apelidada de Nebulosa do Pistache. Seu brilho fraco foi registrado graças a mais de 70 horas de exposição.

As áreas em vermelho e azul indicam as emissões de oxigênio e hidrogênio, respectivamente. Se o objeto no centro dela for uma anã branca, é possível que esta seja uma nebulosa do tipo planetária.

Quarta-feira (23/08) — Meteoro e Andrômeda

A chuva de meteoros Perseidas costuma render fotos incríveis, como esta abaixo, que mostra o rastro brilhante do meteoro formado por um pedacinho do cometa Swift-Tuttle.

A foto é ainda mais especial, porque além do brilho, traz também Andrômeda, a grande galáxia espiral mais próxima da nossa.

Quinta-feira (24/08) — Chuva de meteoros Perseidas

Caso você não tenha conseguido observar o pico da chuva de meteoros Perseidas, não se preocupe, pois o auge do fenômeno aparece na foto abaixo:

A imagem é uma composição formada a partir de fotos tiradas perto do pico da chuva. Os meteoros aparecem junto das estrelas Deneb, Vega e Altair, que formam o Triângulo de Verão.

Sexta-feira (25/08) — Saturno e anéis

Esta foto é uma composição, feita com fotos de Saturno tiradas entre 2018 e 2023. Como resultado, o fotógrafo capturou as variações na inclinação do planeta nos últimos anos.

Além dos anéis, a foto mostra também um pouco da formação hexagonal no polo norte do planeta. Trata-se de uma grande tempestade que intriga os cientistas há décadas.