Destaque da NASA: trio de nebulosas na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A foto destacada pela NASA nesta quarta (10) no site Astronomy Picture of the Day mostra um trio de nebulosas coloridas e brilhantes. Para encontrar estas nuvens cósmicas, é só procurá-las na direção da constelação de Sagitário.
O astrônomo francês Charles Messier foi responsável por catalogar duas delas. Uma é M8, visível na parte superior da foto, e a outra é M20, que pode ser encontrada no lado esquerdo.
Já a terceira nebulosa na cena é NGC 6559. Para encontrá-la, observe a região à direita da M8 até identificar a nuvem dividida da outra por uma faixa de poeira escura.
Algumas delas têm apelidos próprios Veja só: a M8 e conhecida como Nebulosa da Laguna, enquanto a M20 é chamada de Nebulosa Trífida.
Além da beleza, estas nuvens cósmicas são grandes berçários estelares encontrados a cerca de mil anos-luz da Terra.
Nebulosa da Laguna
Em meio às nebulosas da foto, vale destacar a da Laguna. Esta nuvem cósmica foi descoberta em 1654 pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna que, assim como Messier, criou um catálogo de objetos nebulosos no céu para ninguém mais confundi-los com cometas.
A nebulosa M8 fica a 5.200 anos-luz da Terra e abriga NGC 6530, seu próprio aglomerado estelar. Ali existem estrelas massivas emitindo tanta radiação ultravioleta que ionizam os gases da nebulosa e fazem com que brilhe.
Seu apelido se deve à estrutura escura em seu centro, que para alguns, lembra o formato de uma lagoa. A estrutura a divide em duas regiões luminosas.
Fonte: APOD