Publicidade

Destaque da NASA: “triângulo” sobre o Sol na foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Andrea Vanoni
Andrea Vanoni

A foto astronômica destacada pela NASA nesta segunda (2) traz o que parece ser um triângulo flamejante sobre o Sol. Na verdade, trata-se de uma proeminência solar, que foi registrada em formato incomum no clique de Andrea Vanoni.

As proeminências solares estão relacionadas aos campos magnéticos do Sol, que direcionam o fluxo de partículas energéticas. Aliás, eles podem manter estruturas gasosas sustentadas por meses.

Estas estruturas são bastante brilhantes devido ao plasma delas, formado por partículas extremamente quentes. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Estas e outras formações são observadas constantemente por missões que estudam nosso astro, como o observatório Solar Dynamics, da NASA. Enquanto isso, Vanoni foi um dos fotógrafos que registrou esta proeminência.

Na foto, o tom avermelhado da proeminência vem da luz emitida pelo hidrogênio ali. Sob ela, estão os filamentos da cromosfera, camada encontrada acima da superfície solar.

O que é proeminência solar?

Também chamadas de filamentos, as proeminências solares são estruturas grandes e brilhantes que se projetam para fora da superfície solar. Elas ficam presas à fotosfera (a superfície do Sol) e se estendem à coroa, a atmosfera externa do nosso astro.

O avermelhado delas vem do plasma, gás aquecido de hidrogênio e hélio eletricamente carregados. O plasma ali percorre a estrutura dos campos magnéticos solares; quando estes campos ficam instáveis e se rompem, liberam o plasma subitamente.

As proeminências costumam se formar em cerca de um dia, mas as mais duradouras delas podem permanecer na coroa por alguns meses, se estendendo por centenas de milhares de quilômetros no espaço.

Fonte: APOD