Publicidade

Destaque da NASA: Nuvem Estelar de Sagitário é foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Christopher Freeburn
Christopher Freeburn

O destaque da NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta quinta (18) traz Messier 24 (M24), a Nuvem Estelar de Sagitário. Como o nome indica, este é um dos objetos no catálogo do astrônomo francês Charles Messier. 

Muitos dos objetos catalogados por ele são galáxias, aglomerados estelares e nebulosas. Mas não é o caso de M24, que é uma espécie de intermediário entre os demais objetos.

Basicamente, trata-se de uma nuvem de poeira interestelar que nos permite a observação das estrelas no braço Sagitário, um dos vários que formam o disco da nossa galáxia

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Assim, observar a abertura em meio às partículas desta nuvem é como espiar através de uma fechadura que revela inúmeras estrelas a 10 mil anos-luz da Terra.

Na foto acima, a Nuvem Estelar de Sagitário se estende por uma área com largura equivalente a 12 vezes a da Lua cheia. Junto dela, aparecem várias nebulosas brilhando em direção ao centro da Via Láctea.

Nuvem Estelar de Sagitário

Como mencionamos, M24 é uma nuvem estelar. Estes objetos são grandes grupos de estrelas em galáxias, e costumam abrigar aglomerados estelares. No entanto, eles não são aglomerados.

A nuvem M24 foi catalogada por Charles Messier em 1764, que a descreveu como “uma grande nebulosidade com muitas estrelas”. Esta nuvem representa uma das mais densas concentrações de estrelas individuais visíveis com o uso de binóculos — cerca de mil delas podem ser observadas em um único campo de visão. 

De forma geral, M24 pode ser vista a olho nu sempre que a faixa da Via Láctea está visível no céu. Muitas das suas estrelas podem ser vistas mesmo com a faixa de poeira interestelar da nossa galáxia.

Fonte: APOD