Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa do Olho de Gato é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Jean-François Bax, Guillaume Gruntz
Jean-François Bax, Guillaume Gruntz

A nebulosa NGC 6543 está na foto destacada pela NASA nesta quinta (25). Também conhecida como Nebulosa do Olho do Gato, ela fica a cerca de três mil anos-luz de nós e é uma das nebulosas planetárias mais conhecidas.

Ela aparece na foto abaixo, produzida a partir dos dados coletados por dois telescópios. Juntos, eles revelaram o halo externo dela, uma formação de brilho bem fraco que se estende por aproximadamente cinco anos-luz.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Halos como este são formados pelo material perdido por estrelas parecidas com o Sol, quando se aproximam do fim de suas vidas. Os filamentos mais externos do halo desta nebulosa devem durar por um período de 50 mil a 90 mil anos.

Talvez você tenha reparado que a Nebulosa do Olho do Gato não está sozinha nesta foto. No lado direito dela, a cerca de 50 milhões de anos-luz, está a galáxia NGC 6552, do tipo espiral barrada.

O que é uma nebulosa planetária?

As nebulosas planetárias são formadas pelo gás e poeira expelidos por estrelas de massa intermediária que chegaram ao fim de suas vidas. Nesta etapa, elas perdem suas camadas gasosas externas e, enquanto isso, o núcleo delas se contrai e emite energia temporariamente.

A energia liberada ali ioniza as camadas gasosas expelidas, ou seja, faz com que fiquem carregadas e emitam energia. É asim que o gás brilhante forma nebulosas planetárias coloridas, como a da foto acima.

Algo do tipo aconteceu com a Nebulosa do Olho do Gato. A estrela que a originou parece ter perdido massa ao longo de vários pulsos, emitidos em intervalos de 1.500 anos; eles criaram envelopes de poeira, que formaram as camadas coloridas ao redor da estrela.

Fonte: APOD