Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa do Cisne é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Gaetan Maxant
Gaetan Maxant

A foto destacada pela NASA nesta quinta (29) foi tirada por Gaetan Maxant e mostra Messier 17, uma grande fábrica estelar encontrada a apenas 5.500 anos-luz da Terra. Ela pode ser observada na direção da constelação de Sagitário.

Na imagem abaixo, é fácil ver os detalhes das nuvens de gás e poeira da região. Elas aparecem junto das várias estrelas no centro da Via Láctea

Os ventos estelares combinados à radiação energética vinda das estrelas quentes e massivas já formadas em M17 ajudaram a desgastar o material restante na região. É por isso que esta nuvem cósmica tem cavidades, lembrando uma caverna. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também chamada de Nebulosa Ômega e Nebulosa do Cisne, a M17 é uma das maiores regiões de formação estelar na Via Láctea.

Ela já foi observada pelo telescópio Hubble, que detectou as regiões de oxigênio, hidrogênio e luz infravermelha em seu interior.  

Nebulosa do Cisne

A Nebulosa do Cisne, ou M17, foi descoberta em 1745 pelo astrônomo suíço Jean-Philippe Loys de Chéseaux. Ela tem magnitude aparente de nível 6 e pode ser observada com algum instrumento simples, como um par de binóculos. 

Esta grande nuvem de gás e poeira se estende por 15 anos-luz e tem cerca de 800 massas solares. Ela faz parte de uma nuvem ainda maior, com 40 anos-luz de diâmetro e 30 mil massas solares.

Seu interior guarda um aglomerado estelar com apenas um milhão de anos, considerado um dos mais jovens da nossa galáxia. Entretanto, muitas das estrelas ali são de difícil observação porque estão cercadas por gás e poeira.

Fonte: APOD