Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa de Órion é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Março de 2023 às 17h49

Link copiado!

Abraham Jones
Abraham Jones

Nesta sexta-feira (10), a foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day traz a beleza e cores da Nebulosa de Órion, a maior região de formação estelar próxima de nós. Ela fica a cerca de 1.500 anos-luz da Terra e pode ser observada a olho nu.

Catalogada como “M42”, a Nebulosa de Orion é formada por gás brilhante, que cerca estrelas jovens e quentes. Ela mede cerca de 40 anos-luz e fica na borda de uma grande nuvem molecular.

Continua após a publicidade

Junto dela, está a nebulosa de reflexão NGC 1977, que aparece na parte superior da imagem. Ela chama a atenção por seu formato, que lembra o de uma figura humana correndo — daí, acabou conhecida pelo apelido “Nebulosa do Homem Correndo”.

Esta região é vasta, mas representa apenas uma pequena parte das “fábricas estelares” presentes nos arredores da nossa galáxia. No interior dela, há vários sistemas estelares recém-formados.

A Nebulosa de Órion

Esta nebulosa guarda uma das regiões de formação estelar mais próximas da Terra. Como é brilhante e fica logo abaixo do Cinturão na constelação de Órion, o Caçador, ela pode até ser observada a olho nu — contanto que o céu esteja limpo, claro.

Continua após a publicidade

É uma grande nuvem de gás e poeira, que forma uma série de estrelas em seu interior. No centro dela, ficam os quatro astros conhecidos como Trapézio, em função do padrão em que estão organizadas. A luz ultravioleta liberada por elas esculpe cavidades na nebulosa, que afetam o crescimento de estrelas menores.

A M42 faz parte do Complexo da Nuvem Molecular de Órion, uma das regiões de formação estelar mais ativas no céu. O Complexo se estende por centenas de anos-luz e tem discos protoplanetários, estrelas extremamente jovens, nebulosas de reflexão e emissão e mais.

Fonte: APOD