Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Mercúrio brilha muito na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Janeiro de 2024 às 17h12

Link copiado!

Michael Luy
Michael Luy

Recentemente, o planeta Mercúrio se tornou não apenas visível a olho nu, mas também um objeto bem brilhante no céu durante o amanhecer. Muitos astrofotógrafos aproveitaram a oportunidade, e uma das imagens foi o destaque no site Astronomy Picture of the Day, da NASA, nesta sexta-feira (12).

A foto abaixo foi capturada acima da cidade de Saarburg, na Alemanha, com um cenário composto pela torre e o castelo da cidade, além de ruínas do século X. A Lua minguante e a copa das árvores contra o céu alaranjado emprestam um charme a mais à composição.

O fotógrafo Michael Luy escolheu a manhã gelada do dia 9 de janeiro, quando a temperatura estava -8 ºC, mas o esforço valeu a pena. Confira:

Continua após a publicidade

Mercúrio costuma acompanhar o Sol tão de perto que não podemos enxergá-lo; em outras épocas o planeta nasce depois da estrela, o que também o torna impossível de observar.

Porém, em determinadas temporadas, ele se afasta o suficiente para surgir momentos antes do nascer do Sol — aqueles instantes em que o céu começa a clarear, mas a estrela ainda não apareceu.

Isso começou a acontecer em janeiro, e ainda é possível encontrá-lo entre Vênus e Marte, por volta das 5h00 até o nascer do Sol. Nos próximos dias, Mercúrio começará a aproximar-se gradativamente do Sol até se tornar invisível novamente.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD