Destaque da NASA: Marte e estrelas das Plêiades na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita |

A foto destacada pela NASA nesta sexta (2) mostra as diferentes posições de Marte no céu conforme orbita o Sol. O clique de Tunc Tezel flagrou também o aglomerado estelar das Plêiades, popularmente conhecido como Sete Irmãs.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Satélite do Japão fica a apenas 50 m de foguete descartado e tira fotos
Para registrar o movimento do Planeta Vermelho, o fotógrafo fez uma série de fotos ao longo de 16 noites no mês de julho.
Na composição abaixo, o planeta começa a se mover da direita para a esquerda. Acima, estão Urano e as estrelas azuladas das Plêiades.
Há poucas semanas, Marte e Urano estavam em conjunção. O termo é usado quando dois corpos astronômicos parecem estar bem pertinho um do outro em nossa perspectiva, sendo que na realidade estão separados por milhões de quilômetros.
No momento, o Planeta Vermelho já se “afastou” do aglomerado de estrelas de de Urano, e agora pode ser encontrado perto de Aldebaran, uma estrela gigante.
Mesmo assim, vale a pena continuar de olho no céu. Em 14 de agosto, vai ocorrer uma conjunção entre Marte e Júpiter.
Marte, o Planeta Vermelho
Marte é o quarto planeta em relação ao Sol. Este mundo frio e desértico, coberto por uma atmosfera fina, é um dos planetas mais estudados no Sistema Solar, sendo também o único que recebeu rovers para explorar sua paisagem.
As missões espaciais enviadas para lá revelaram que Marte foi muito mais quente e úmido do que é hoje, e que já teve uma atmosfera bem mais espessa. Hoje, os cientistas não esperam encontrar seres vivos em sua superfície, mas sim vestígios de formas de vida que talvez tenham existido quando as condições por lá eram mais hospitaleiras.
O planeta leva o nome de Marte, divindade das guerras na mitologia romana, porque sua cor avermelhada se assemelha à do sangue. Ele continua conhecido como Planeta Vermelho devido aos minerais de ferro em sua superfície, que têm esta cor devido à oxidação.
Fonte: APOD