Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Marte, Aldebaran e Plêiades estão na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Dezembro de 2022 às 18h50

Link copiado!

Gabor Balazs
Gabor Balazs

Na imagem astronômica desta sexta-feira, a NASA aproveita a temporada de Orion para destacar duas grandes atrações da constelação de Touro: os aglomerados estelares Hyades e Plêiades.

O verão é conhecido entre os astrônomos amadores e astrofotógrafos como a temporada de Orion, época do ano em que a constelação d’O Caçador fica acima de nossas cabeças no céu noturno, principalmente em janeiro. Bem ao lado, fica a constelação de Touro, com objetos também famosos como as Plêiades e Hyades.

Acompanhando essa dupla de constelações (Touro e Orion), Marte atravessará nosso céu noturno durante os próximos meses. O brilho aparente do Planeta Vermelho está bastante nítido, aliás. Encontre-o ao Norte entre às 21h e 00h, e lá estarão as Plêiades à esquerda e Aldebaran, a estrela mais brilhante de Touro, à direita.

Continua após a publicidade

Ou apenas observe a imagem abaixo, destacando Marte como o objeto mais brilhante, acima de Hyades à esquerda e das Plêiades à direita.

Hyades é um aglomerado aberto normalmente descrito como um “V”, que pode ser facilmente identificado na imagem, considerando que Aldebaran (segundo objeto vermelho mais brilhante) é uma das pontas superiores da letra.

O aglomerado aberto está a 151 anos-luz de distância e é o mais próximo, de seu tipo, da Terra. Já Aldebaran fica a menos da metade dessa distância. E, claro, Marte completa o trio de objetos brilhantes na composição.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD