Destaque da NASA: mapa do universo observável é foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Galáxias e quasares aparecem em um mapa, que é a foto que a NASA destacou nesta quarta (5) no site Astronomy Picture of the Day. O mapa foi produzido por astrônomos da Universidade Johns Hopkins com dados obtidos pelo levantamento Sloan Digital Sky Survey, e representa, em uma só imagem, um pouquinho do universo observável.
- Mapa interativo revela bilhões de anos de história do universo observável
- A que distância fica a fronteira do universo — se é que ela existe?
O mapa é interativo, e traz mais de 200 mil galáxias e quasares como pequenos pontos coloridos, dispersos até os limites do universo observável. Devido à distância, ver estes objetos é como voltar no tempo, porque eles aparecem para nós como eram há 12 bilhões de anos.
Um pouco deste trabalho aparece na imagem abaixo, que mostra parte do mapa.
Quase todos os pontinhos na parte inferior da foto são galáxias; quanto mais vermelhas, mais distantes estão. Os pontos amarelados representam galáxias elípticas, enquanto os azuis indicam quasares, formados por buracos negros ativos no centro de galáxias distantes.
A equipe criou o mapa pensando em usá-lo para mostrar o universo como ele é de forma acessível para aqueles que não são cientistas, sem abrir mão da precisão científica das informações nele.
Mapa do universo observável
Em meio às milhares de galáxias representadas no mapa, está a Via Láctea, representada pelo pontinho na parte inferior do mapa. Já na parte superior dele estão as primeiras luzes que brilharam logo após o Big Bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos.
O mapa é complexo, mas mostra uma pequena fatia do universo observável. De forma resumida, esta expressão descreve o que pode ser observado no universo como se estivéssemos no inteiror de uma esfera, cujo raio é de 13,8 bilhões de anos-luz.
Fonte: APOD