Destaque da NASA: grande aglomerado de galáxias é foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
As galáxias do Aglomerado de Virgem estão na foto destacada pela NASA nesta sexta (26). Localizado a cerca de 50 milhões de anos-luz, este é o grande aglomerado de galáxias mais próximo do Grupo Local, a vizinhança que abriga a Via Láctea.
- Estrelas fora de aglomerados de galáxias são mais antigas do que se pensava
- Como são as galáxias além da Via Láctea? Conheça os principais tipos
As galáxias M87, M84 e M86 aparecem na parte inferior, superior e esquerda da imagem, respectivamente. Juntas, M84 e M86 fazem parte da Cadeia de Markarian, o grupo de galáxias que aparece quase enfileirada na parte esquerda da foto.
Perto do centro da Cadeia, estão as galáxias NGC 4438 e NGC 4435, que também são conhecidas como Olhos de Markarian. Por estarem bastante próximas uma da outra, a força das marés gravitacionais fez com que as galáxias perdessem estrelas, gás e poeira.
O Aglomerado de Virgem é o lar de M87, a galáxia dominante do grupo. Ela abriga o buraco negro supermassivo M87*, cuja imagem foi capturada pelos telescópios do projeto Event Horizon.
O Aglomerado de Virgem
Como o nome sugere, o Aglomerado de Virgem poder ser encontrado na constelação de Virgem. Ele abriga mais de 2 mil galáxias que, juntas, se estendem por 7,2 milhões de anos-luz, somando 1,2 quadrilhão de vezes a massa do Sol.
Há várias estrelas em meio a estas galáxias, formando 10% da massa total do aglomerado. Além delas, o meio intergaláctico é ocupado também por aglomerados estelares do tipo globular, galáxias anãs e regiões de formação estelar.
Devido à grande quantidade de galáxias que possui e à distância, o Aglomerado de Virgem ajuda os astrônomos a estudarem os processos de evolução galáctica.
Fonte: APOD