Destaque da NASA: gambiarra no jipe da Apollo 17 é a foto astronômica do dia
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper | •

A imagem astronômica da NASA nesta quarta-feira é uma foto histórica: astronautas da missão Apollo 17, a última do programa de exploração lunar da agência espacial estadunidense, pilotam um jipe sobre o regolito da superfície.
- Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua?
- Da Apollo 1 à Apollo 17: o que fez cada missão do programa lunar da NASA?
Com o bombardeio constante de asteroides, a superfície rochosa da Lua foi praticamente pulverizada, restando uma camada de poeira fina chamada regolito. Além de arenoso, esse pó grudava nos trajes e equipamentos dos astronautas, incluindo o jipe lunar.
Harrison Schmitt e Eugene Cernan, astronautas da Apollo 17, tiveram que consertar um dos para-lamas (em destaque na imagem) do jipe para se protegerem do regolito. Cernan havia prendido um martelo no para-lamas, o que causou uma série de dores de cabeça para a equipe e também ao controle da missão na Terra.
Os registros da missão mostram a reação dos astronautas quando o incidente ocorreu.
Ah, você não vai acreditar (Cernan)Você fez isso de novo (Schmitt)Ah — lá se vai um para-choque (Cernan)
Eles consertaram o pala-lamas, mas o reparo se desfez em seguida. Então, a equipe em solo terrestre entrou em ação para fornecer uma estratégia para resolver o problema. Bastava usar Duct Tape (um tipo de fita adesiva para as missões espaciais), mapas sobressalentes da superfície lunar e prendedores de lâmpadas de leitura do módulo lunar.
Na foto acima, percebe-se a poeira que cobre o jipe e uma "gambiarra" que resolveu o problema com o para-lamas. Sem isso, os astronautas e seus equipamentos ficariam atolados, já que o jipe espalhava o regolito e a baixa gravidade não colaborava para descê-lo de volta à superfície.
Rapaz, olha toda a poeira ao redor daquele pára-choque. Eu odeio pensar em como teria sido sem aquele para-lamas.
Fonte: APOD