Publicidade

Destaque da NASA: galáxias em colisão estão na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Janeiro de 2023 às 19h30

Link copiado!

NASA, ESA, Hubble; Mehmet Hakan Özsaraç
NASA, ESA, Hubble; Mehmet Hakan Özsaraç

As galáxias em colisão do sistema Arp 274, na constelação de Virgem, são o destaque do site Astronomy Picture of the Day nesta segunda-feira (23). O grupo de galáxias se estende por aproximadamente 200 mil anos-luz e fica a quase 400 milhões de anos-luz da Terra.

Também chamado “NGC 5679”, este sistema é formado por três galáxias. O formato espiral de duas delas parece estar intacto, enquanto a terceira galáxia, localizada no lado esquerdo da foto, apresenta evidências de formação estelar.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Ela não está passando por este processo sozinha: além da galáxia na esquerda, a da direita também está formando estrelas a todo vapor — este processo aparece evidente nas áreas luminosas dos braços delas. Já a maior galáxia do sistema, localizada entre as três, parece ser do tipo espiral barrada.

Este nome é dado às galáxias espirais que têm uma estrutura em formato de barra em seus centros, formada por estrelas. As barras estão presentes na maioria das galáxias do tipo espiral, e costumam afetar o movimento das estrelas e o gás interestelar no interior delas.

As colisões das galáxias

Continua após a publicidade

Quando duas galáxias estão seguindo rumo a uma colisão, as estrelas costumam passar razoavelmente “ilesas” pelo processo. Isso acontece porque as galáxias são formadas por muito espaço vazio, e somente uma pequena parte dele é ocupada pelas estrelas.

Isso não significa, no entanto, que não haverá consequências para as galáxias. Durante a colisão, o gás e poeira de ambas colide e uma pode destroçar a outra devido à gravidade; é possível também que os buracos negros supermassivos delas passem por uma fusão.

Em cerca de 4,5 bilhões de anos, a Via Láctea e Andrômeda vão passar por uma colisão. Como as estrelas de ambas estão bastante distantes entre si, é pouco provável que colidam — mas algumas podem acabar “expulsas” de “Androláctea”, apelido dado à galáxia resultará do processo.

Fonte: APOD