Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Galáxia do Triângulo está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2023 às 14h51

Link copiado!

Reinhold Wittich
Reinhold Wittich

A galáxia espiral M33 está na foto astronômica destacada pela NASA nesta sexta-feira (13), brilhando através das emissões do hidrogênio gasoso. Ela também é conhecida como Galáxia do Triângulo, e fica a cerca de três milhões de anos-luz da Terra.

A nova imagem destaca a área central da galáxia, se estendendo por cerca de 30 mil anos-luz. Em sua estrutura, é possível ver nuvens avermelhadas pelo hidrogênio ionizado, que também são conhecidas como regiões HII.

Continua após a publicidade

Estas regiões representam alguns dos maiores berçários estelares conhecidos, ou seja, locais onde as estrelas são formadas. Aquelas que nascem ali são massivas, o que faz com que tenham vidas breves.

A radiação ultravioleta intensa vinda destas estrelas ioniza o hidrogênio gasoso próximo, produzindo o brilho avermelhado. Estas emissões coloridas ficaram ainda mais intensas na imagem graças ao filtro usado, que transmite a luz mais forte das linhas de emissão do hidrogênio.

Galáxia M33

Como você viu na imagem, a galáxia M33 é espiral, sendo a segunda deste tipo mais próxima da Via Láctea — a primeira é Andrômeda, catalogada como M31. A Galáxia do Triângulo pode ser vista na direção da constelação do Triângulo, mas é difícil observá-la a olho nu.

Continua após a publicidade

Esta galáxia tem diâmetro de aproximadamente 60 mil anos-luz, que é equivalente a quase 60% do da Via Láctea. Ela parece conter 40 bilhões de estrelas em seu interior; para comparação, a quantidade estimada de estrelas na Via Láctea é de 100 a 400 bilhões delas.

Apesar de os cientistas já saberem que a Via Láctea e Andrômeda vão se chocar no futuro, o destino da Galáxia do Triângulo ainda é um tanto incerto. É possível que ela seja absorvida por Andrômeda ou, quem sabe, faça parte da colisão.

Fonte: APOD