Destaque da NASA: galáxia com anéis está na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A maioria das galáxias não tem anéis, mas aquela na foto destacada pela NASA nesta quarta (7) foge à regra. A galáxia M94 é do tipo espiral, e é cercada por um anel interno e um externo.
- O que é uma galáxia e quais são os tipos que já conhecemos?
- Anel de Einstein revela galáxias a 9,4 bilhões de anos-luz de distância
A M94 fica a cerca de 16 milhões de anos-luz de nós na constelação Canes Venatici, os Cães de Caça. Ela foi descoberta em 1781 pelo astrônomo francês Pierre Méchain, e também é conhecida como NGC 4736.
O anel interno cerca o núcleo da galáxia, conferindo uma aparência curiosa e brilhante para a estrutura dela. Ele parece formar estrelas a todo vapor devido à longa barra da M94, que tem movimento rotatório e conta com estrelas que impulsionaram o processo.
Como se um anel não fosse suficiente, novas observações revelaram que a galáxia conta com um anel mais externo e de brilho fraco, com estrutura e complexidade diferentes do anel central.
A galáxia do anel duplo
O anel da galáxia M94 impressiona por sua beleza e tem origem interessante. Ele é resultado de uma onda de pressão viajando de fora para o centro da galáxia, comprimindo os gases e poeira das áreas mais externas dela.
Com a compressão, o gás é colapsado em nuvens cada vez mais densas. Dentro delas, a gravidade atrai o gás e poeira ali até que a temperatura e pressão seja altas o suficiente para novas estrelas nascerem.
Antes, pensava-se que a galáxia M94 era uma espiral com cerca de 30 mil anos-luz de diâmetro, mas observações recentes mostraram que ela é ainda maior: a galáxia conta com dois longos braços espirais, que se estendem para longe no espaço e quase triplicaram o tamanho dela.
Fonte: APOD