Destaque da NASA: Foguete Falcon Heavy da SpaceX é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (3) no site Astronomy Picture of the Day traz o lançamento de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O veículo deixou a plataforma Launch Complex 5 (LC-5), na Flórida, e seu rastro luminoso aparece registrado na imagem feita com uma exposição de oito minutos.
Naquela noite, o foguete havia levado ao espaço o satélite Jupiter-3, que se separou do veículo menos de quatro horas depois do início da missão. Os propulsores laterais do Falcon Heavy pousaram menos de 10 minutos depois de deixarem a plataforma, e foram recuperados para serem usados novamente.
O Jupiter-3 foi lançado a uma órbita geossíncrona a cerca de 35 mil quilômetros acima da Terra. Ele pesa 9 toneladas métricas, e quando estiver totalmente implantado, vai ter tamanho semelhante ao de uma aeronave Boeing 737.
Ele vai oferecer serviços de banda larga da Hughes Networks Systems, subsidiária da EchoStar. Segundo a empresa, o satélite já começou a transmitir e receber os primeiros sinais após o lançamento, e os engenheiros iniciaram a implantação de seus painéis solares.
O foguete Redstone
Além do lançamento do Falcon Heavy, a foto mostra também o foguete Redstone e a cápsula Mercury, exibidos na plataforma. Foi a partir da LC-5 que o foguete e a espaçonave, apelidada de Freedom 7, foram lançados em 5 de maio de 1961, levando o astronauta Alan Shepard ao espaço em um voo suborbital.
O voo durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente para levar Shepard à altitude de 185 km. Durante o voo, ele realizou observações visuais da Terra e tirou algumas fotos do oceano Atlântico. Ao fim da missão, a Freedom 7 desceu no oceano Atlântico a 480 km de Cabo Canaveral, marcando o fim daquele que foi o primeiro voo de um norte-americano no espaço.
Após o sucesso da missão de Shepard, o presidente John F. Kennedy desafiou a NASA a pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta em segurança até o fim da década. O objetivo foi cumprido durante o programa Apollo, e alguns anos mais tarde, Shepard voltou ao espaço em 1971, como comandante da Apollo 14.
Fonte: APOD