Destaque da NASA: chuva de meteoros em Stonehenge na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A chuva de meteoros Perseidas está na foto destacada pela NASA nesta segunda (12). O clique de Josh Dury mostra os rastros brilhantes dos meteoros sobre o monumento britâncio Stonhenge, enquanto a faixa da Via Láctea completa a cena.
O fenômeno é visível desde julho e seu pico está previsto para segunda (12). Para produzir a imagem, o fotógrafo passou alguns dias acompanhando os meteoros e os registrou em diferentes fotos, que depois foram combinadas em uma só imagem.
Os meteoros costumam aparecer em fotos como rastros retos, mas estão levemente curvados na imagem de Dury. Isso aconteceu devido à lente grande-angular usada por ele.
Confira:
Os rastros do meteoro apontam para o radiante, um ponto único no céu. No caso, o radiante desta chuva fica na direção da constelação de Perseus — daí seu nome.
Na parte inferior da imagem, o destaque fica por conta do monumento de Stonehenge. Durante o solstício de verão no hemisfério norte (e de inverno no sul), o Sol fica alinhado e brilha no meio das pedras da construção.
Chuva de meteoros Perseidas
A chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre a metade de julho e o fim de agosto. O fenômeno é causado por detritos do cometa Swift-Tuttle, objeto descoberto independentemente por dois astrônomos em 1862.
Ao observar os meteoros desta chuva, o que você vemos é, na verdade, os pedacinhos do cometa atravessando a atmosfera a mais de 50 km/s e sendo aquecidos, deixando um belo rastro luminoso no céu.
Esta chuva é melhor observada no hemisfério norte, mas também é possível conferir alguns dos seus meteoros no céu do hemisfério sul. Para vê-los, basta ir a um local escuro e distante da poluição luminosa e ter paciência para os olhos se ajustarem à escuridão.
Fonte: APOD