Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: bela cascata de estrelas é a imagem astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Janeiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Tommy Lease
Tommy Lease

A NASA selecionou nesta terça-feira (3) uma foto da Cascata de Kemble como a Imagem Astronômica do Dia, em seu site Astronomycal Picture of the Day. Essa formação estelar recebeu o nome de um frei franciscano e astrônomo que a encontrou e a descreveu em uma carta para um conhecido divulgador de astronomia amadora.

A linha de estrelas desenhada neste cenário não é exatamente uma constelação, mas um asterismo: um "desenho" formado por estrelas que não consiste em uma das 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI) em 1922.

Embora alguns asterismos façam parte de uma constelação, ajudando a identificá-las — como é o caso das Três Marias que ajudam a encontrar Órion, ou os irmão Castor e Pólux que ajudam a encontrar a constelação de Gêmeos —, existem alguns formados por estrelas que não possuem relação entre si. E, nesta imagem, vemos um ótimo exemplo de asterismo sem nenhuma constelação relacionada:

Continua após a publicidade

Fraca demais para ser vista a olho nu, a Cascata de Kemble pode ser admirada apenas com a ajuda de instrumentos, como binóculos e telescópios.

Quem a "descobriu" no céu foi o astrônomo amador Lucian Kemble, um frei franciscano que enviou as informações para o divulgador Walter Scott Houston, descrevendo-a como "uma belíssima cascata de estrelas tênues descendo do noroeste até o aglomerado estelar aberto NGC 1502". Para encontrá-la, Kemble usou um par de binóculos 7×35.

Infelizmente, não podemos observar a cascata no hemisfério Sul, já que ela está localizada na constelação Camelopardalis, que mal aparece para nós — apenas um pedacinho dela desponta no horizonte durante o verão. Cada uma das estrelas ali tem brilho semelhante, tornando a formação mais fácil de reconhecer para observadores no Norte.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD