Publicidade

Destaque da NASA: aurora boreal vista do espaço na foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA, ISS Expedition 71
NASA, ISS Expedition 71

A foto destacada pela NASA nesta sexta (13) foi tirada da Estação Espacial Internacional enquanto orbitava a Terra a 430 km de altitude. A cena mostra uma aurora colorida brilhando em nosso planeta. 

Quando a foto foi feita, o laboratório orbital sobrevoava o oceano Índico, no hemisfério sul. Portanto, a imagem traz uma aurora austral; quando ocorre no hemisfério norte, o fenômeno é chamado de aurora boreal. 

As auroras são bastante conhecidas por seu brilho colorido, vindo de átomos de oxigênio que interagiram com partículas eletricamente carregadas emitidas pelo nosso Sol. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta imagem mostra também algumas estrelas bastante conhecidas no céu do hemisfério sul, deixando a cena ainda mais especial. 

Por exemplo, no lado esquerdo da imagem, estão as estrelas do Cinturão de Órion, acompanhadas pela Nebulosa de Órion. Já Sirius, a estrela mais brilhante do céu, aparece no lado direito da imagem.

O que é aurora boreal?

As auroras boreais e austrais são luzes coloridas visíveis perto dos polos magnéticos da Terra. Elas surgem quando o Sol dispara partículas eletricamente carregadas, que viajam pelo espaço e encontram o campo magnético da Terra.

Quando isso acontece, algumas das partículas são direcionadas para nosso planeta, acompanhando as linhas do campo magnético. Ao colidirem com os gases na atmosfera superior, emitem luz e formam auroras.

As cores do fenômeno dependem da altitude das moléculas envolvidas: quando as partículas colidem com moléculas de oxigênio a até 300 km de altitude, emitem luz verde. Por outro lado, o oxigênio encontrado a cerca de 400 km proporciona luzes avermelhadas.

Fonte: APOD