Publicidade

Destaque da NASA: aurora boreal avermelhada é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Lorenzo Cordero
Lorenzo Cordero

A foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta terça (25) traz o céu colorido por auroras boreais, que brilharam na Espanha. O fenômeno foi observado em diferentes lugares do sudeste da Europa após o Sol expelir uma forte ejeção de massa coronal.

Normalmente, as auroras boreais são observadas em regiões mais ao norte da Terra — mas, no caso deste evento, o fenômeno foi observado também em áreas mais ao sul dos Estados Unidos e até da Europa, como no caso da foto abaixo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A aurora da imagem foi observada em Cáceres, uma cidade na região central da Espanha, mas o fenômeno ocorreu também ao sul do país. As auroras foram causadas pelas partículas da ejeção de massa coronal, ocorrida há poucos dias.

O material da ejeção viajou pelo Sistema Solar interno e encontrou a magnetosfera terrestre; depois, as partículas desceram pelas linhas do campo magnético do nosso planeta e colidiram com moléculas na atmosfera, emitindo luzes coloridas.

De onde vêm as cores das auroras?

As auroras são causadas pelas interações de partículas altamente energéticas com os átomos na atmosfera superior da Terra; quando colidem com os átomos e íons ali, os elétrons dos átomos da atmosfera recebem mais energia. Conforme voltam ao nível energético normal deles, os elétrons emitem luzes coloridas, formando umas das mais impressionantes características das auroras.

Já a cor do fenômeno depende do comprimento de onda emitido que, por sua vez, é determinado pelo gás atmosférico, estado elétrico e energia da partícula que colidiu. No caso do nosso planeta, a atmosfera terrestre é formada principalmente por oxigênio, que emite verde e vermelho, e nitrogênio, que causa tons de azul e vermelho escuro.

A maior parte da estrutura das auroras tem tons esverdeados e amarelados, mas às vezes, elas podem se tornar totalmente vermelhas. Pode acontecer também de as auroras terem tons de rosa, que costumam ocorrer na parte inferior delas.

Fonte: APOD