Publicidade

Destaque da NASA: arco-íris completo é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2022 às 15h17

Link copiado!

Lukas Moesch
Lukas Moesch

A imagem destacada pela NASA nesta terça-feira não é um objeto cósmico, e sim um fenômeno natural do nosso planeta: um arco-íris. Mas não se trata de um arco-íris comum, pois este tem um círculo completo, registrado em uma fotografia magnífica.

Todo arco-íris é, na verdade, um círculo, que vemos pela metade devido à curvatura da Terra e também porque as direções que apontam para o solo, o qual é nosso ponto de vista, têm menos gotas de chuva. Entretanto, dependendo de onde observamos, podemos ver um arco-íris completo em toda a sua glória. Para isso, precisamos estar em uma altitude elevada o suficiente para ver o círculo de 360 ​​graus.

Este arco-íris completo foi fotografado por um drone que voava nos arredores das Ilhas Lofoten, da Noruega, em setembro de 2022, durante uma chuva. Aliás, repare haver também um segundo círculo externo, menos visível:

Continua após a publicidade

Ah, importante não confundir o círculo de um arco-íris completo com um halo solar. A principal diferença é o arco-íris ser formado por gotas de água e ficar na direção oposta ao Sol, enquanto o halo se forma exatamente ao redor de nossa estrela quando a luz atravessa cristais de gelo na atmosfera.

Fonte: APOD