Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: arco-íris colorido está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Março de 2023 às 19h38

Link copiado!

Eric Houck
Eric Houck

Nesta segunda-feira (13), a imagem em destaque no site Astronomy Picture of the Day mostra um belo arco-íris e até traz o que pode existir no fim dele — no caso da foto, não há o tal pote de ouro descrito em algumas lendas, mas sim uma árvore.

Embora esta foto mostre o fim dele arco-íris alinhado com a árvore, outras pessoas que estivessem na região veriam o fim dele em outro lugar. Esta mudança acontece porque a posição do arco-íris depende de onde está o observador.

Confira:

Continua após a publicidade

Podemos dizer que o arco-íris é um fenômeno que vem da reflexão e refração da luz solar em gotas de chuva na atmosfera. Neste dia, estas gotas provavelmente vieram da tempestade distante, ocorrendo na direção do arco-íris.

Os arcos-íris têm centro sempre na direção oposta à do Sol. O arco deste da foto, por exemplo, indica que o centro dele estava a cerca de 40º para a esquerda e um pouco abaixo do horizonte, enquanto nosso astro estava atrás da câmera e pouco acima do horizonte.

Como o arco-íris se forma?

Continua após a publicidade

O arco-íris é um fenômeno meteorológico fascinante, e para acontecer, o Sol precisa estar atrás do observador. Ele se forma quando a luz solar é refratada e refletida em gotas d’água: quando passa por estas gotas, a água, mais densa que o ar, faz com que a luz viaje mais lentamente e sofra refração.

Depois, a luz encontra o fundo da gota, onde é refletida e volta por onde entrou e, em seguida, é refratada novamente. Ao sair da gota, ela encontra o ar e é refratada outra vez em diferentes ângulos. Já as cores vêm dos diferentes comprimentos de onda que formam a luz, separados na saída da gota.

Alguns deles são mais refratados que outros quando durante a trajetória: o violeta, o menor comprimento de onda da luz visível, é o mais afetado, enquanto o vermelho tem comprimento de onda mais longo e acaba menos “torcido”. Conforme a luz é refletida de volta para o observador, com a iluminação solar às suas costas, as cores aparecem separadas no arco-íris.

Fonte: APOD