Confira a primeira foto da nave chinesa que explorará Marte em 2020

Confira a primeira foto da nave chinesa que explorará Marte em 2020

Por Patrícia Gnipper | 17 de Outubro de 2019 às 14h00
Xinhua/Alamy

A agência espacial chinesa acaba de revelar a primeira foto da nave que será enviada a Marte em 2020. De acordo com Ye Jianpei, cientista chefe do departamento de exploração espacial da agência, "a missão está seguindo suavemente" e "se não houver surpresas, o explorador marciano será mesmo lançado em 2020, com pouso para antes de 2021".

A imagem (no tuíte reproduzido abaixo) mostra a nave encapsulada com uma espécie de casulo, e a China já havia informado que esta missão ao Planeta Vermelho envolverá uma sonda orbital, um módulo de pouso e um rover, também. A ideia é examinar a atmosfera de Marte, bem como suas paisagens e características magnéticas e geológicas, o que pode fornecer ainda mais pistas para que entendamos a origem e a evolução de Marte no Sistema Solar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"Se a missão se provar um sucesso, esta será a primeira vez em que um país completa essas três tarefas em uma só missão", disse Ye. A agência planeja enviar o conjunto de aparatos por meio de um foguete Long March 5 à órbita geossíncrona da Terra, para então o booster do veículo adicionar o impulso necessário para que a viagem rumo a Marte aconteça. A viagem para lá durará cerca de sete meses.

No vídeo abaixo, produzido há alguns anos, podemos ver uma ideia conceitual de como a missão acontecerá:

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.