Publicidade

Saiba como assistir ao lançamento da Crew-2 ao vivo nesta sexta-feira (23)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2021 às 15h10

Link copiado!

NASA
NASA

Programada para ser lançada na madrugada desta sexta-feira (23), a missão Crew-2 será o terceiro voo tripulado da nave Crew Dragon, da SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Também será a segunda vez que a empresa de Elon Musk realiza um lançamento operacional como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA — e, a bordo da espaçonave, estarão os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, ao lado do astronauta Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA) e do astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA).

O Programa de Tripulação Comercial da NASA foi criado em 2010 para selecionar algumas empresas da indústria aeroespacial que facilitasse o desenvolvimento de sistemas de voo espacial humano. Em 2014, a agência escolheu a SpaceX e a Boeing para o transporte da tripulação até a ISS — o objetivo principal é ter acesso seguro, confiável e econômico.

Continua após a publicidade

Os astronautas da missão Crew-2, então, passarão os próximos seis meses desenvolvendo pesquisas científicas no espaço. Entre os principais objetivos científicos desta missão, destaca-se o estudo de chips de tecidos — pequenos modelos de órgãos humanos, com vários tipos de células —, além de investigações que envolvem a microgravidade, manutenção e atualização da estação.

A Crew-2 será lançada pelo foguete Falcon 9, a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kenney, na Flórida. A tripulação chegará à ISS no início da manhã seguinte (23) — e tudo será transmitido ao vivo pela NASA, como de costume.

Quem são os astronautas da Crew-2?

Continua após a publicidade

O astronauta da NASA, Shane Kimbrough, será o comandante da missão. Kimbrough, que obteve título de Mestre em Ciências pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, e começou como Engenheiro de Simulação de Voo da NASA em 2000 e em 2004 foi selecionado como astronauta. Ao todo, ele já realizou seis caminhadas espaciais e totaliza 189 dias no espaço.

Já a astronauta Megan McArthur, também da NASA, será a piloto responsável pela nave durante esta missão, é bacharel em Engenharia Aeroespacial pela Universidade da Califórnia e foi selecionada como astronauta em 2000. McArhtur foi a especialista da última missão de reparo do Telescópio Espacial Hubble — a qual melhorou seu desempenho e estendeu seu tempo de vida —, e totaliza cerca de 13 dias no espaço.

O terceiro tripulante é o astronauta da JAXA, Akihiko Hoshide. Ele é bacharel em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Keio e mestre em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Houston. Hoshide já participou de inúmeras missões na ISS e acumula experiências em manutenção do laboratório espacial — só em 2012, ele passou 124 dias no espaço.

O quarto e último membro da Crew-2 é o astronauta Thomas Pesquet, da agência europeia ESA, possuindo título de mestre da Escola Nacional de Aeronáutica e Espaço em Toulouse, França, além de especialização em design e controle de espaçonaves. Em 2006, formou-se na escola de voo Air France e hoje faz parte da Associação Francesa de Aeronáutica e Astronáutica (3AF) e do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA). Pesquet tem mais de 2.300 horas de experiências em voos comerciais, mais de 50 experimentos desenvolvidos a bordo da ISS e duas caminhadas espaciais.

Continua após a publicidade

Como assistir ao vivo ao lançamento da Crew-2?

A NASA fará uma cobertura bem completa sobre a missão. Desde os momentos iniciais dos bastidores, que antecedem o evento, até o instante em que a Crew-2 alça voo e, enfim, chegando à ISS no dia seguinte. No dia do lançamento, o portal da agência transmitirá tudo ao vivo, com a live começando às 2h30 da madrugada de sexta-feira (23). O lançamento, propriamente dito, deve acontecer às 6h49 da manhã do mesmo dia.

A tripulação da Crew-2 chegará à estação por volta das 6h10 (horário de Brasília) do dia seguinte, sábado (24). Em seguida, às 8h15 acontece a abertura da escotilha e, às 8h45, começa a tradicional cerimônias de boas-vindas.

Tudo será exibido no site NASA Live, mas você também pode acompanhar mais este lançamento espacial tripulado pelo vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA