Cientistas registram primeira imagem do "nascimento" de um planeta

Por| 02 de Julho de 2018 às 15h30

Cientistas registram primeira imagem do "nascimento" de um planeta

As equipes de cientistas do Instituto de Astronomia Max Planck e do European Southern Observatory registraram pela primeira vez na história uma imagem de um planeta durante o momento de seu "nascimento".

Trata-se do corpo celeste PDS 70b, localizando na constelação PDS 70, que consiste em um planeta gigante composto em sua maior parte de elementos gasosos e de dimensão superior a Júpiter (o maior planeta do nosso sistema solar), localizado a cerca de 370 anos-luz da Terra.

Na imagem divulgada é possível notar o momento em que o planeta atravessa o gás e a poeira que está ao redor da estrela jovem PDS 70, que pode ser visto na imagem como um círculo preto. O registro só foi possível mediante à utilização do filtro SPHERE em um telescópio VLT, que foi capaz de bloquear a luminosidade intensa da estrela e possibilitou o registro do fenômeno. Por meio da análise do espectro na imagem do planeta, os astrônomos também conseguiram concluir que o PDS 70b possui uma atmosfera nublada.

“Os discos em torno de jovens estrelas são os locais de nascimento de planetas, mas até agora só algumas observações detectaram pistas de planetas-bebês neles”, explicou Miriam Kepler, líder da equipe de cientistas responsáveis pela descoberta.

Embora o processo de formação de novos planetas já seja um assunto amplamente discutido e estudado no ramo da astronomia, esta é a primeira imagem que mostra um planeta em seu estágio inicial de formação.

Além disso, conforme observou André Müller, chefe de uma equipe de pesquisadores que também estuda o planeta PDS 70b, “os resultados de Kepler nos dão uma nova janela para as complexas e mal compreendidas fases iniciais da evolução planetária”.

Fonte: ScienceAlert