Publicidade

Chuva de meteoros Perseidas | Veja fotos do fenômeno

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Austin Human/Unsplash
Austin Human/Unsplash

O pico da chuva de meteoros Perseidas ocorreu por volta das 5h do último domingo (13), fascinando observadores em diferentes regiões — inclusive no Brasil. Esta chuva estava ativa desde julho, e o pico proporcionou a visão de dezenas de meteoros brilhando no céu.

A chuva de meteoros Perseidas é causada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. O núcleo dele mede 26 km de diâmetro, e é formado por poeira, gelo e rochas. Quando o cometa se aproxima do Sol, o calor da nossa estrela faz com que o gelo sofra sublimação, tornando-se gasoso. Ao escapar, o gás leva consigo fragmentos do cometa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Todos os anos, a Terra atravessa a nuvem destes fragmentos, que se transformam em meteoros brilhantes conforme cruzam a atmosfera do nosso planeta. Já o pico do fenômeno ocorre quando a Terra atravessa a área com maior densidade de pedacinhos do Swift-Tuttle.

Por fim, o nome desta chuva é uma referência à direção de onde os meteoros parecem vir, chamada de radiante. Como esta chuva parece vir da direção da constelação Perseus, o Perseu, ela é melhor observada no hemisfério norte. Já no sul, a constelação fica visível próxima do horizonte, mas mesmo assim é possível flagrar alguns meteoros.

Fotos da chuva de meteoros Perseidas

Caso você não tenha conseguido acompanhar a chuva de meteoros Perseidas, não se preocupe, pois o Canaltech selecionou as melhores imagens do fenômeno.

Confira:

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*