Publicidade

China testa reabastecimento no espaço e junta duas naves para extensão de missão

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

A China aproximou seus satélites Shijian-21 e Shijian-25 no espaço no início de junho. Segundo informações do portal SpaceNews, a manobra foi conduzida durante uma missão de demonstração de abastecimento em órbita

Observações mostraram que, na primeira semana de junho, os satélites estavam se aproximando um do outro na órbita geossíncrona, a cerca de 35 mil km acima do equador da Terra. Depois, novas observações em solo mostraram que eles ficaram ainda mais próximos no dia 14. 

O ocorrido sugere que Shijian-21 e Shijian-25 fizeram uma aproximação de teste, e podem até ter realizado também uma tentativa de acoplagem e desacoplagem. A s2a systems, que monitora objetos espaciais, confirmou que as aproximações ocorreram nos dias 13 e 14

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira o timelapse abaixo, que mostra imagens dos satélites obtidas pela companhia:

O procedimento faz parte de uma demonstração orbital de abastecimento, procedimento necessário para melhorar a sustentabilidade das operações espaciais da China.

Como o Shijian-25 foi lançado em janeiro para demonstrar este recurso, bem como a manutenção de outros satélites, o teste recente não surpreende. O Shijian-21, por sua vez, foi lançado em 2021 e ajudou a levar um satélite que já não operava mais a uma órbita “de cemitério”. 

Leia também:

Agora existe um “posto de combustível” na órbita da Terra'; entenda 

China testa IA para defesa orbital contra ataques espaciais 

Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, SpaceNews