Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China testa com sucesso sua própria vela solar na órbita da Terra

Por| 02 de Janeiro de 2020 às 17h08

Link copiado!

China testa com sucesso sua própria vela solar na órbita da Terra
China testa com sucesso sua própria vela solar na órbita da Terra

A China confirmou que sua primeira vela solar verificou com sucesso muitas tecnologias importantes na órbita terrestre. De acordo com os dados e imagens enviados pelo satélite, o principal teste tecnológico da vela solar SIASAIL-I está progredindo sem problemas, o que é um importante avanço na missão de verificação da tecnologia idealizada por Carl Sagan. Este é o mesmo conceito da LightSail 2, que abriu suas velas com sucesso em julho de 2019 — o de naves capazes de se mover no espaço sem a necessidade de combustível, usando apenas o impulso solar para tal.

Desenvolvida pelo Shenyang Institute of Automation (SIA) da Academia Chinesa de Ciências, no nordeste da China, a SIASAIL-I é uma espaçonave impulsionada pelos raios solares — podemos compará-la a um barco movido pela força do vento aplicada às velas. Por não depender de propelentes químicos, uma vela solar é econômica e pode ultrapassar os limites do Sistema Solar.

Essa não é a primeira vez que uma nave é lançada para provar o conceito de propulsão espacial por meio de velas solares. Em 20 de julho de 2001, a Cosmos-1 foi lançada como um projeto conjunto russo-estadunidense, dirigido pela Sociedade Planetária, e se tornou a primeira espaçonave de vela solar do mundo. Outros países, como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, já realizaram pesquisas com velas solares em órbita, incluindo a LightSail 2 da Sociedade Planetária, lançada por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.

Continua após a publicidade

Liu Jinguo, líder da equipe do projeto SIASAIL-I, disse que a membrana flexível — ou seja, o corpo da vela, responsável por capturar os raios solares e impulsionar a espaçonave — foi dobrada e inserida em uma máquina de implementação, que é menor que uma bola de bilhar. Uma vez que o satélite é posicionado em órbita, os cientistas realizam a verificação técnica com a implementação em dois estágios.

No primeiro estágio, o corpo da vela solar é empurrado pela máquina de implementação para fora da plataforma do satélite e realiza um giro de 90 graus. O segundo estágio é levantar os mastros e gradualmente desdobrar a vela, que mede no total cerca de 0,6 metros quadrados.

Os pesquisadores ainda realizarão estudos sobre a vida útil do mecanismo, características do material e altura orbital para descobrir se a tecnologia de vela espacial é capaz de deixar a órbita terrestre e alimentar espaçonaves para tarefas úteis, tais como a remoção de detritos espaciais.

Fonte: Space Daily