China lançará constelação de satélites para monitorar desastres naturais

China lançará constelação de satélites para monitorar desastres naturais

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 26 de Agosto de 2021 às 09h58
Reprodução/NASA

Nesta semana, a China iniciou seu mais novo projeto de construção de uma constelação de 36 satélites na baixa órbita terrestre para monitorar e auxiliar as previsões de desastres naturais, além de emergências urbanas.

A notícia foi divulgada pela empresa idealizadora do projeto, a Tianjin Satcom Geohe Technologies Co., no centro de lançamentos de espaçonaves da China, em Wenchang. Segundo o presidente de tecnologia da Tianjin, Guo Jianqiang, o primeiro satélite será lançado ao espaço em junho do próximo ano.

(Imagem: Reprodução/NASA)

Até o fim de 2023, todos os 36 satélites da constelação de monitoramento estarão em órbita. A nova rede registrará imagens de alta resolução para auxiliar os centros de controle terrestres a identificar deformações geológicas em níveis milimétricos. O objetivo é avaliar com maior precisão as possibilidades de desastres naturais como deslizamentos de terra, afundamento ou colapso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

De acordo com Guo, os dados obtidos a partir da rede de satélites, combinados aos levantamentos geológicos e informações coletadas por sensores em áreas de risco, podem melhorar de maneira significativa as previsões de desastres naturais.

Fonte: Terra Daily

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.