Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China diz que foguete que vai se chocar com a Lua não é da missão Chang'e

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Fevereiro de 2022 às 18h40

Link copiado!

Chinese Academy of Sciences
Chinese Academy of Sciences

O estágio de um antigo foguete, que está a caminho de se chocar com o lado afastado da Lua, não pertence ao veículo utilizado no lançamento da missão Chang’e 5 T1. É o que afirma Wang Wenbin, ministro das Relações Exteriores da China. Segundo ele, o monitoramento conduzido pelo país mostra que o estágio superior relacionado à missão Chang’e 5 entrou na atmosfera da Terra e foi completamente queimado.

A Chang’e 5 T1 foi uma missão de teste para a Chang'e 5, mais ambiciosa e voltada para a coleta e retorno de amostras lunares. “As empreitadas aeroespaciais da China estão sempre de acordo com as leis internacionais”, afirmou Wang em resposta a uma pergunta sobre o estágio do foguete a caminho de colidir com a Lua. “Temos um compromisso em garantir a sustentabilidade de longo prazo das atividades do espaço externo, e estamos prontos para realizar trocas e colaborar com todos os lados”, finalizou.

Continua após a publicidade

Dados de rastreamento obtidos pelo 18º Esquadrão de Controle Espacial, da Força Espacial dos Estados Unidos, sugerem que o objeto designado “2014-065B” reentrou na atmosfera em 2015, ou seja, um ano após seu lançamento. Se, por um lado, isso apoia a afirmação da China, os dados trazem ainda mais mistério para a natureza do objeto, que atraiu a atenção internacional nos últimos meses.

A questão levanta também discussões sobre detritos espaciais e como acompanhá-los — principalmente pelos riscos que oferecem a naves tripuladas ou não, caso colisões acabem ocorrendo. No caso do impacto, que deverá ocorrer em março, não há riscos previstos para satélites e outras naves que estudam a Lua.

Como o foguete a caminho de se chocar com a Lua foi descoberto

Em janeiro, o astrônomo Bill Gray anunciou que um objeto identificado como “WE0913A” estava seguindo em uma trajetória que o colocaria a caminho de colidir com a Lua no dia 4 de março. Inicialmente, ele associou o objeto com um foguete Falcon 9, lançado pela SpaceX em 2015. Já em fevereiro, Gray revisou seus cálculos e sugeriu que se tratava de algo diferente.

Continua após a publicidade

Após uma nova análise dos dados, ele percebeu que o objeto correspondia mais ao estágio superior de um foguete Long March 3C, usado no lançamento da missão Chang’e-5, em 2014 — na ocasião, ele descreveu que estas seriam “evidências circunstanciais” da natureza do objeto. A descrição da identidade do objeto foi apoiada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA.

Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, no JPL, o WE0913A provavelmente era o propulsor do foguete que lançou a missão Chang’e 5 T1. Posteriormente, análises espectrais conduzidas por alunos da Universidade do Arizona pareceram confirmar que, de fato, o objeto parecia ser da missão da China.

Se, de fato, o objeto pertencer à China, ele indica a dimensão dos desafios envolvidos no monitoramento de objetos no espaço profundo — em suas publicações sobre o WE0913A, Gray afirmou que o monitoramento do lixo no espaço profundo não é uma grande preocupação, já que a Força Espacial dos Estados Unidos trabalha com o rastreio de objetos em órbitas mais baixas.

Continua após a publicidade

Fonte: Ministry of Foreign Affairs; Via: SpaceNews