China divulga lista com nomes para mais de mil crateras em Marte
Por Danielle Cassita |

A Chinese Astronomical Society (CAS) liberou recentemente uma nova lista de nomes recomendados pela China para se referir a 1.136 crateras marcianas. Os dados estão disponíveis para conferência pública no site da instituição, e os usuários poderão encontrar os nomes no Glossário de Termos Astronômicos, operado pela National Astronomical Data Center no país asiático
- O que sabemos sobre a misteriosa missão chinesa que levará um rover a Marte
- A caminho de Marte, nave chinesa Tianwen-1 faz primeira foto da Lua e da Terra
- Quase 11 milhões de nomes serão enviados a Marte com o rover Perseverance
Essa não é a primeira vez que uma lista de nomes em chinês é liberada pela CAS. Anteriormente, a instituição havia lançado uma lista de nomes também no idioma para mais de 800 formações terrestres em Marte. Em julho deste ano, mais uma lista foi produzida por especialistas, que traduziram quase 2 mil termos relacionados às particularidades terrestres de Marte. Depois, as traduções foram revisadas e aprovadas por um comitê especial afiliado ao CAS e ao China National Committee for Terms in Sciences and Technologies.
Não é de hoje que instituições astronômicas dão nome a Marte e outros objetos espaciais. A União Astronômica Internacional (IAU( foi fundada em 1919 com a missão de estabelecer nomes de planetas e satélites, que são reconhecidos internacionalmente, e teve papel importantíssimo durante a corrida espacial dos EUA e URSS para nomear características lunares, chegando a um consenso de nomes entre as duas nações.
A lista completa com os nomes escolhidos pela China para as crateras de Marte pode ser conferida aqui.
Fonte: Mars Daily, IAU