Cerveja especial é criada para que seja possível tomar uma "gelada" no espaço

Por Jessica Pinheiro | 27 de Abril de 2018 às 17h45

Saborear uma "gelada" ao ar livre, olhando as estrelas, é uma sensação incrível. Mas a experiência deve ser ainda mais incrível se o cenário for o espaço acima da órbita da Terra. Pensando nisso, uma empresa visa trazer uma experiência real de happy hour espacial aos cervejeiros de plantão. Tudo isso graças a uma equipe que está trabalhando em um sistema de armazenamento de cerveja conhecido como space pint glass, construído com tecnologia de tanques de combustível voltados à exploração espacial. O objetivo desta missão é fornecer um derramamento perfeito da cerveja mesmo na gravidade zero.

As responsáveis pela empreitada são a 4 Pines Brewing Company e a Saber Astronautics, que, juntas, procuram mesclar o melhor dos dois mundos: a cerveja e o espaço. A ideia é criar a primeira cerveja espacial que será apreciada no espaço assim como as que são comercializadas na Terra, intitulada de Vostok Space Beer. Apesar de remeter aos russos, o batismo da bebida oriunda de Manly Beach, na Austrália, e foi uma homenagem à primeira espaçonave tripulada. 

A parceria entre a 4 Pines Brewing Company e a Saber Astronautics reúne o melhor de dois mundo, e enquanto a primeira se responsabiliza pela criação de uma receita de cerveja única voltada para o espaço, a segunda cria uma recipiente capaz de armazenar e derramar o líquido mesmo com gravidade zero (Imagem: Indiegogo)

Cooperando com as operações, por sinal, estão presentes também instrutores e operadores seniores do Exército Americano e do Comando Espacial da Força Aérea, com o intuito de fornecer seus conhecimentos exclusivos para o invador projeto. E caso alguém queira fazer parte de proposta, ainda restam alguns dias para se inscrever e participar da missão, o que pode garantir algumas viagens ao espaço e degustação de cerveja grátis.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como é e qual é o gosto

A primeira cerveja espacial tem um gosto um tanto quanto diferente no espaço, já que o organismo do ser humano está em um ambiente completamente diferente e, portanto, seus sentidos basicamente retardam, a ponto de ficarem entorpecidos, por vezes. Desta forma, o gosto da cerveja, por mais saborosa que seja aqui na Terra, não vai ser o mesmo quando se provar a cerveja no espaço.

Além do mais, os efeitos colaterais da bebida no corpo também são diferentes, e a resposta aos comandos não é a mesma, uma vez que o álcool é absorvido de maneira diferente na gravidade zero, tornando a experiência mais intensa.

As garrafas feitas com tecnologia de de tanques de combustível voltados à exploração espacial são capazes de armazenar as cervejas e, inclusive, de fazer o líquido chegar à boca do recipiente em meio à gravidade zero (Imagem: Indiegogo)

Com todas essas informações em mente, a equipe de pesquisas da 4 Pines resolveu criar uma receita de cerveja totalmente nova, projetada exclusivamente para o espaço – o que não anula a possibilidade de que haja muita popularidade aqui na Terra também, ainda mais considerando que esta fórmula já ganhou várias medalhas, incluindo uma de ouro pelo prêmio Australian International Beer Awards.

A Vostok, portanto, é uma cerveja escura irlandesa com um sabor completo, forte e elevada; afinal, é importante que ela mantenha o seu sabor no espaço. Assim sendo, quando a bebida for provada lá em cima, o chocolate, o malte caramelizado e o café ainda poderão ser sentidos, graças à composição inteligentemente feita para esta receita, despertando até mesmo o olfato e o paladar entorpecidos. De acordo com os especialistas em cerveja, o volume de álcool da primeira cerveja espacial é de 5,1%, e tem um acabamento liso e encorpado, o que ajuda a equilibrar a amargura.

Bebendo em plena gravidade zero

Não basta apenas criar uma bebida saborosa e resistente. É preciso também descobrir uma tecnologia que permite que as pessoas bebam no espaço da mesma maneira que se bebe na Terra; só assim a experiência de um happy hour será completa. E como lidar como derramamento do líquido em meio à gravidade zero? Afinal, é preciso haver gravidade para derramar a cerveja nos recipientes.

Para resolver este desafio tão intrigante, a equipe de pesquisas da Saber utilizou uma tecnologia avançada de tanques de combustível voltados à exploração espacial, transformando-os para derrotar a gravidade zero e proporcionar a experiência adequada de servir a bebia. Isso significa que o material consegue elevar a bebida da garrafa, fazendo-a chegar até a boca do recipiente.

Os exploradores, os militares e os futuros colonos espaciais não terão, portanto, que se preocupar em como irão desfrutar de uma boa e gelada cervejinha na hora do descanso. Todavia, o projeto ainda está levantando fundos no Indiegogo para executar a sua última fase. E financiar a proposta pode beneficiar os doadores, que poderão experimentar um voo em gravidade zero, além de desfrutar da primeira cerveja espacial em um fim de semana mais do que especial.

Fonte: Fox News, Indiegogo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.