/i329797.jpeg)
Cerveja especial é criada para que seja possível tomar uma "gelada" no espaço
Saborear uma "gelada" ao ar livre, olhando as estrelas, é uma sensação incrível. Mas a experiência deve ser ainda mais incrível se o cenário for o espaço acima da órbita da Terra. Pensando nisso, uma empresa visa trazer uma experiência real de happy hour espacial aos cervejeiros de plantão. Tudo isso graças a uma equipe que está trabalhando em um sistema de armazenamento de cerveja conhecido como space pint glass, construído com tecnologia de tanques de combustível voltados à exploração espacial. O objetivo desta missão é fornecer um derramamento perfeito da cerveja mesmo na gravidade zero.
As responsáveis pela empreitada são a 4 Pines Brewing Company e a Saber Astronautics, que, juntas, procuram mesclar o melhor dos dois mundos: a cerveja e o espaço. A ideia é criar a primeira cerveja espacial que será apreciada no espaço assim como as que são comercializadas na Terra, intitulada de Vostok Space Beer. Apesar de remeter aos russos, o batismo da bebida oriunda de Manly Beach, na Austrália, e foi uma homenagem à primeira espaçonave tripulada.

Cooperando com as operações, por sinal, estão presentes também instrutores e operadores seniores do Exército Americano e do Comando Espacial da Força Aérea, com o intuito de fornecer seus conhecimentos exclusivos para o invador projeto. E caso alguém queira fazer parte de proposta, ainda restam alguns dias para se inscrever e participar da missão, o que pode garantir algumas viagens ao espaço e degustação de cerveja grátis.
Como é e qual é o gosto
A primeira cerveja espacial tem um gosto um tanto quanto diferente no espaço, já que o organismo do ser humano está em um ambiente completamente diferente e, portanto, seus sentidos basicamente retardam, a ponto de ficarem entorpecidos, por vezes. Desta forma, o gosto da cerveja, por mais saborosa que seja aqui na Terra, não vai ser o mesmo quando se provar a cerveja no espaço.
Além do mais, os efeitos colaterais da bebida no corpo também são diferentes, e a resposta aos comandos não é a mesma, uma vez que o álcool é absorvido de maneira diferente na gravidade zero, tornando a experiência mais intensa.

Com todas essas informações em mente, a equipe de pesquisas da 4 Pines resolveu criar uma receita de cerveja totalmente nova, projetada exclusivamente para o espaço – o que não anula a possibilidade de que haja muita popularidade aqui na Terra também, ainda mais considerando que esta fórmula já ganhou várias medalhas, incluindo uma de ouro pelo prêmio Australian International Beer Awards.
A Vostok, portanto, é uma cerveja escura irlandesa com um sabor completo, forte e elevada; afinal, é importante que ela mantenha o seu sabor no espaço. Assim sendo, quando a bebida for provada lá em cima, o chocolate, o malte caramelizado e o café ainda poderão ser sentidos, graças à composição inteligentemente feita para esta receita, despertando até mesmo o olfato e o paladar entorpecidos. De acordo com os especialistas em cerveja, o volume de álcool da primeira cerveja espacial é de 5,1%, e tem um acabamento liso e encorpado, o que ajuda a equilibrar a amargura.
Bebendo em plena gravidade zero
Não basta apenas criar uma bebida saborosa e resistente. É preciso também descobrir uma tecnologia que permite que as pessoas bebam no espaço da mesma maneira que se bebe na Terra; só assim a experiência de um happy hour será completa. E como lidar como derramamento do líquido em meio à gravidade zero? Afinal, é preciso haver gravidade para derramar a cerveja nos recipientes.
Para resolver este desafio tão intrigante, a equipe de pesquisas da Saber utilizou uma tecnologia avançada de tanques de combustível voltados à exploração espacial, transformando-os para derrotar a gravidade zero e proporcionar a experiência adequada de servir a bebia. Isso significa que o material consegue elevar a bebida da garrafa, fazendo-a chegar até a boca do recipiente.
Os exploradores, os militares e os futuros colonos espaciais não terão, portanto, que se preocupar em como irão desfrutar de uma boa e gelada cervejinha na hora do descanso. Todavia, o projeto ainda está levantando fundos no Indiegogo para executar a sua última fase. E financiar a proposta pode beneficiar os doadores, que poderão experimentar um voo em gravidade zero, além de desfrutar da primeira cerveja espacial em um fim de semana mais do que especial.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.