Campo magnético da Terra pode ter surgido com impacto que formou a Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Novembro de 2022 às 17h52

ESA

Um novo estudo sugere que o campo magnético da Terra pode ter relação com um impacto ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando a Terra colidou com Theia, um planeta do tamanho de Marte. As análises foram conduzidas por uma equipe liderada por Fausto Cattaneo, astrofísico da Universidade de Chicago, e os pesquisadores propõem que o campo magnético terrestre deve ter sido formado no início da evolução do nosso planeta.

A tal colisão é considerada uma das possíveis responsáveis pela formação da Lua, por sinal. De acordo com a chamada “hipótese do impacto gigante”, o impacto liberou grandes porções de material, que se uniram e deram origem ao nosso satélite natural. Entretanto, a hipótese que o relaciona ao campo magnético não foi tão amplamente explorada.

O campo magnético do nosso planeta vem de um processo de geodínamo em que, resumidamente, o planeta gira a determinada velocidade com um fluido em seu interior, capaz de conduzir eletricidade. No núcleo externo da Terra, formado por ferro derretido, ocorre a conversão da energia elétrica para a magnética.

Com isso, o campo induz as correntes elétricas e estas, por sua vez, geram o campo magnético — o que os cientistas não sabem exatamente é como este processo, que é autossustentável, começou. Para descobrir se o campo magnético já existia antes do impacto ou se surgiu depois, os autores do estudo destacam que é preciso compreender diferentes fatores.

Entre eles, estão os tipos de impactos capazes de deixar um núcleo planetário líquido altamente magnetizado. Além disso, eles também acreditam ser necessário entender se a remoção da crosta e/ou do manto terrestre pelo impacto poderia criar as condições necessárias para o processo de convecção no núcleo.

A equipe destaca que não está claro se o impacto formou o dínamo ou se a rotação da Terra o originou, quando ainda estava no início de sua evolução. “Nossa hipótese é que [o campo magnético] chegou a este estado peculiar no começo, antes ou depois do impacto”, disse David Hughes, coautor do estudo. Por isso, mais estudos serão necessários para restringir em que momento aconteceu a formação do campo magnético terrestre.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences; Via: University of Leeds