Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera em embarcação de pesquisa flagra passagem de meteoro no céu da Tasmânia

Por| 24 de Novembro de 2020 às 09h45

Link copiado!

Reprodução/CSIRO
Reprodução/CSIRO

Na última semana, um meteoro brilhou no céu do litoral da Tasmânia, na Austrália, às 21h21 no horário local. Felizmente, pesquisadores da embarcação de pesquisa RV Investigator, da CSIRO (a agência nacional de ciência), tiveram uma ótima surpresa ao verificarem a gravação da câmera presente na embarcação: a câmera registrou belas imagens da passagem do meteoro, conforme se movia pelo céu e se desintegrava.

Meteoros são objetos que, quando entram na atmosfera do nosso planeta, deixam um rastro luminoso no céu. Glen Nagle, pesquisador do CSIRO Astronomy and Space Science, explica que muitos deles já foram asteroides e sofreram uma mudança de trajetória quando passaram perto da Terra, quando afetados pela força gravitacional do nosso planeta. “A entrada [na atmosfera] pode ser visualmente espetacular”, diz — isso porque a rocha entra na atmosfera terrestre em alta velocidade, de modo que a fricção gerada pelo contato com o ar faz com que o objeto queime, enquanto a energia cinética é convertida em calor, luz e som.

Ele diz que, geralmente, os meteoros passam despercebidos porque aparecem em áreas pouco populosas, e mais de 100 toneladas de detritos espaciais naturais entram em nossa atmosfera diariamente. Neste caso, a rocha em questão foi registrada quando o navio estava posicionado a cerca de 100 km de distância da costa, onde fica para mapear o fundo do mar, realizar estudos oceanográficos e testar equipamentos marítimos.

Continua após a publicidade

A filmagem foi feita em preto e branco, mas observadores relataram um brilho verde durante a passagem do meteoro. Confira o registro:

Como a câmera de transmissão ao vivo a bordo do Investigator opera 24h por dia, esta filmagem da passagem súbita do meteoro pôde ser feita com sucesso: “o que nós vimos ao rever a filmagem nos assustou, o tamanho e o brilho do meteoro eram incríveis", disse John Hooper, gerente de viagens do CSIRO que estava a bordo do Investigator. "O meteoro cruza o céu diretamente à frente do navio e depois se rompe — foi incrível assistir à filmagem, e nós fomos muito sortudos por termos capturado tudo na câmera do navio".

De fato: Nagle explica que, embora haja câmeras nos bolsos dos presentes e outras espalhadas pela cidade, elas precisam estar prontas e apontadas para o lugar certo, na hora certa. “O RV Investigator estava naquele lugar e hora”, finaliza. Até o momento, a mídia local recebeu diversos relatos de observações do meteoro, mas ainda não houve novas imagens ou filmagens.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, CSIRO