Buraco negro supermassivo da Via Láctea passou três dias devorando gás e poeira

Por| 17 de Setembro de 2019 às 13h13

Buraco negro supermassivo da Via Láctea passou três dias devorando gás e poeira

Em maio deste ano, os astrônomos ficaram surpresos ao perceber que o Sagittarius A* (o buraco negro supermassivo localizado no centro de nossa galáxia) emitiu uma luz forte e inusitada, e ninguém sabia o porquê. Agora, eles podem entender melhor o que aconteceu: ele estava devorando um verdadeiro banquete de gás e poeira. No entanto, isso é apenas uma parte do mistério; a outra questão ainda não está resolvida.

Os astrônomos usavam o Very Large Telescope e o W.M. Keck Observatory para monitorar o Sagittarius A*, durante os meses de abril e maio. Eles já sabiam que este buraco negro varia com certa frequência, e ele é observado há anos em vários comprimentos de onda da luz. Mas, durante três noites daqueles dois meses de observação, eles testemunharam um brilho incomum, com picos que ultrapassaram o dobro das medições anteriores. Tratava-se de uma erupção de radiação brilhante no buraco negro.

Tuan Do, um dos autores do estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, foi quem chamou primeiro a atenção para a erupção no Twitter. "Na primeira imagem que vi naquela noite, o buraco negro estava tão brilhante que inicialmente o confundi com a estrela S0-2, porque nunca tinha visto o Sagittarius A* tão brilhante", disse ele. "Nunca vimos nada parecido nos últimos 24 anos em que estudamos o buraco negro supermassivo", disse Andrea Ghez, professora de física e astronomia da UCLA, também autora do estudo.

Agora, os cientistas já estão certos do que causou o brilho misterioso: gás e poeira devorados pelo buraco negro lançaram radiação. O que eles querem saber em seguida é se este é um evento único ou algo que levará a ainda mais atividade do Sagittarius A*. "A grande questão é se o buraco negro está entrando em uma nova fase", disse Mark Morris, professor de física e astronomia da UCLA e co-autor sênior do estudo, “ou se acabamos de ver os fogos de artifício de algumas quantidades incomuns de gás caindo [no buraco negro]”.

Astrônomos têm várias ideias sobre o que poderia ter levado ao aumento da atividade. A estrela S0-2 poderia ter liberado gás ao aproximar do buraco negro; grandes asteroides podem ter sido engolidos ao se aproximarem demais do Sagittarius A*; ou ainda poderia ter sido o G2, um objeto estranho que talvez seja um par de estrelas binárias e se aproximou do buraco negro em 2014.

Enquanto os pesquisadores cogitam sobre as causas desse banquete interestelar incomum, também tentam explorar essa oportunidade de aprender mais sobre a interação dos buracos negros supermassivos nos centros de suas galáxias. "Queremos saber como os buracos negros crescem e afetam a evolução das galáxias e do universo", disse Ghez. "Queremos saber porque o buraco supermassivo fica mais brilhante e como ele fica mais brilhante".

Fonte: CNN