Publicidade

Bola de fogo ilumina o céu de cidades nos Estados Unidos; veja o vídeo!

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Reprodução/Randall C
Reprodução/Randall C

Na madrugada do último domingo (9), quase 40 observadores relataram a passagem de uma grande bola de fogo que iluminou os céus das cidades de Minnesota, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wisconsin, nos Estados Unidos. A passagem do objeto foi registrada por câmeras instaladas na porta da casa de moradores dessas cidades, e ainda não há informações sobre as características do objeto que entrou na atmosfera.

Às vezes, pode acontecer de objetos espaciais entrarem na atmosfera da Terra e se queimarem devido ao atrito, de modo que acabam emitindo forte brilho — ocasionalmente, o brilho é tão intenso que estes objetos são chamados de “bolas de fogo” e, dependendo da intensidade, podem ser observados até durante o dia. A passagem das rochas espaciais pela atmosfera as rompe e, de vez em quando, algumas partes do objeto podem resistir à queima e cair no solo, no que chamamos de meteoritos.

Confira um dos registros:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O evento deste fim de semana rendeu 39 notificações no site da American Meteor Society (AMS), uma organização científica sem fins lucrativos criada para dar apoio a atividades de pesquisa de astrônomos amadores e profissionais. Entre os relatos dos observadores, há seis vídeos e uma foto, todos produzidos por moradores das cidades — e, como as filmagens foram feitas durante a madrugada, vários dos materiais vieram de câmeras de segurança das casas.

Um dos vídeos disponibilizados no site da AMS foi feito na Dakota do Norte e mostra a luz brilhante do meteoro passando rapidamente sobre o céu, com as casas da rua na parte inferior da filmagem. O evento rendeu comentários em programas locais: “se você ficou acordado até as 3 da madrugada, pode ter observado algo fantástico”, brincou um dos apresentadores que discutiram a passagem do meteoro em um programa. “Eu quero investir em uma dessas campainhas com câmera, porque dá para registrar coisas assim”, disse outro.

Fonte: Space.com