Publicidade

Bilionário Yusaku Maezawa cancela viagem à Lua em foguete da SpaceX

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Junho de 2024 às 10h06

Link copiado!

dearMoon
dearMoon
Tudo sobre SpaceX

O bilionário Yusaku Maezawa anunciou no sábado (1) o cancelamento da dearMoon, a missão que levaria ao redor da Lua ele e mais oito convidados a bordo do foguete Starship, da SpaceX. Segundo Maezawa, a decisão é resultado dos vários atrasos no desenvolvimento do poderoso foguete, que acabaram também adiando sua viagem

“Assinei o contrato em 2018 com base na suposição de que a dearMoon seria lançada até o fim de 2023”, escreveu Maezawa em uma publicação no X, o antigo Twitter. “É um projeto em desenvolvimento, então é o que é, mas ainda é incerto quanto o Starship vai poder ser lançado”, acrescentou. 

Depois, ele acrescentou que não pode planejar seu futuro nesta situação. “Sinto-me péssimo por fazer os membros da tripulação esperarem mais, daí a difícil decisão de cancelar [a missão] neste momento. Peço desculpas àqueles que estavam animados para este projeto acontecer”, finalizou.  

Continua após a publicidade

Foi em 2018 que Maezawa anunciou a missão dearMoon. Ali, ele se tornou o primeiro cliente da SpaceX para um voo com o Starship, foguete formado pelo propulsor Super Heavy e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. Em 2022, o bilionário selecionou oito artistas e criadores para acompanhá-lo na viagem. 

Na ocasião, a ideia era que a missão fosse lançada por volta de 2023, mas Elon Musk, CEO da SpaceX, alertou que talvez o cronograma não fosse viável. “Você tem que escolher uma data que é aquela em que tudo dá certo, mas claro, temos a realidade, e as coisas não dão certo como planejamos na realidade”, observou ele na época. 

Em um comunicado, a equipe da missão dearMoon declarou que “Maezawa e os membros da tripulação da dearMoon vão continuar se desafiando em suas respectivas áreas. Temos muito respeito pela SpaceX conforme continuam se aventurando em territórios não explorados, enquanto nós vamos seguir para o próximo desafio”.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: dearMoon