Publicidade

Axiom Space fecha acordo para levar primeira astronauta saudita ao espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Setembro de 2022 às 13h30

Link copiado!

Saudi Space Commission
Saudi Space Commission

Nesta quinta-feira (22), a Axiom Space e o governo da Arábia Saudita anunciaram uma nova parceria para levar dois astronautas do país ao espaço no ano que vem — entre eles, estará a primeira astronauta mulher da nação. Com a parceria, a Axiom Space irá colaborar para treinar os astronautas para os voos espaciais, preparando-os para realizar pesquisas científicas no espaço.

“O espaço pertence a toda a humanidade, o que é um dos motivos pelos quais a Axiom Space recebe com prazer nossa nova parceria com a Comissão Espacial Saudita para treinar e voar astronautas sauditas, incluindo a primeira astronauta saudita mulher”, disse Michael Suffredini, diretor executivo da da Axiom Space, durante o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC).

Continua após a publicidade

Em uma publicação oficial que aborda o novo Programa de Astronautas Saudita, o país destacou o objetivo científico da iniciativa, que irá priorizar experimentos científicos na saúde, sustentabilidade e tecnologias espaciais. O programa faz parte da Estratégia Espacial Nacional saudita, uma iniciativa mais ampla, e treinará astronautas para voos espaciais de curta e longa duração.

O anúncio não trouxe detalhes sobre a seleção dos astronautas ou os termos envolvidos no acordo. Apesar de não haver datas exatas para este voo, a Axiom Space já tem planos para lançar a missão Ax-2 para a Estação Espacial Internacional no segundo trimestre de 2023. Assim, é possível que o futuro voo dos astronautas sauditas conte com o hardware da SpaceX para chegar à estação.

Este foi apenas um dos acordos anunciados pela Axiom Space durante o IAC. No evento, a empresa divulgou também uma parceria com a Agência Espacial Turca, para levar um astronauta do país em alguma futura missão da empresa. Ainda não há datas ou detalhes do futuro voo.

Continua após a publicidade

Fonte: Axiom Space