Publicidade

Aurora orbital é flagrada da ISS em imagem espetacular

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Matthew Dominick/NASA
Matthew Dominick/NASA

Matthew Dominick, astronauta da NASA, capturou imagens incríveis do nascer do Sol junto de uma aurora boreal. Ele fez o registro em timelapse a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e publicou o resultado no X, o antigo Twitter.

“Um timelapse dos painéis solares refletindo a aurora e as luzes da cidade conforme se alinham para o iminente nascer do Sol”, escreveu ele na publicação.

Ele acrescentou que ficou tão impressionado pela luz refletida nos painéis que ficou acordado até 1h para tirar mais algumas fotos do Sol nascendo. “Por sorte, temos nasceres do Sol a cada 90 minutos”, ressaltou. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A colocação pode parecer exagerada, mas não é. A ISS viaja a aproximadamente 28 mil km/h, completando uma órbita pela Terra a cada 90 minutos; portanto, a tripulação consegue observar 16 vezes por dia o pôr do Sol e o amanhecer.  

Além da iluminação proporcionada por nossa estrela, Dominick também registrou a aurora boreal. “Ontem, a Lua não estava tão alta durante as partes noturnas das nossas órbitas, então eu sabia que tinha alguma chance de fotografar o núcleo da Via Láctea e alguma aurora”, explicou o astronauta. 

As auroras boreais são formadas por partículas eletricamente carregadas disparadas pelo Sol. Quando chegam à Terra, o campo magnético do nosso planeta direciona parte delas à atmosfera; ali, as partículas colidem com gases e produzem luzes coloridas. 

Dominick é o comandante da Crew-8, missão que chegou à ISS em março levando também os astronautas Michael Barratt e Jeanette Epps junto do cosmonauta Alexander Grebenkin. 

Durante a estadia em órbita, eles vêm trabalhando em experimentos para estudar doenças degenerativas, análises dos efeitos da microgravidade e da radiação em plantas e muito mais.

Fonte: X