Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atriz e diretor de filme russo a ser gravado no espaço vão à ISS em outubro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Setembro de 2021 às 11h46

Link copiado!

Roscosmos/Twitter
Roscosmos/Twitter

No ano passado, a Rússia anunciou que iria produzir um filme no espaço e, ao que tudo indica, as gravações vão começar em breve. Na próxima terça-feira (5), a agência espacial Roscosmos planeja lançar uma nave Soyuz que levará o diretor Klim Shipenko, a atriz Yulia Peresild e o cosmonauta Anton Shkaplerov rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), para as filmagens de O Desafio. Esta será a primeira vez em algumas décadas que três russos voam juntos ao espaço.

A produção será um thriller em que uma médica interpretada por Peresild terá que ir subitamente à estação para salvar a vida de um cosmonauta. Assim, Shipenko e Peresild devem passar 12 dias em órbita, sendo que 10 serão dedicados às gravações. Eles devem retornar para a Terra com outra nave Soyuz no dia 17 de outubro, acompanhados do cosmonauta Oleg Novitskiy, que está no laboratório orbital desde abril.

Continua após a publicidade

Com a missão se aproximando, Peresild e Shipenko passaram por um rápido treinamento, o que mostra também a urgência do roteiro. “A estação espacial é como uma grande casa com mais de 15 módulos; pelo menos sete pessoas estão sempre lá e, quando chegarmos lá, haverá mais três”, explicou Shkaplerov à TASS, a agência de notícias da Rússia. Além do filme, a Roscosmos planeja também exibir um reality show na TV local, que irá mostrar o treinamento da dupla para o voo — esta produção seria semelhante à série documental produzida pela Netflix, que retratou a missão civil Inspiration4, lançada pela SpaceX.

A Roscosmos anunciou a missão para as filmagens logo após Jim Bridenstine, ex-administrador da NASA, revelar que o ator Tom Cruise iria à estação para a produção de um filme por lá, mas sem datas para a empreitada. “Mais e mais filmes serão produzidos no espaço conforme o preço dos lançamentos espaciais cai, devido à competição de empresas como a SpaceX e Blue Origin”, explicou o cineasta James Neihouse, que treinou astronautas para filmagens em órbita.

Para Kaylin Land, professor de estudos russos na McGill University, a Roscosmos deixou claro que a série será um projeto com fins educacionais, e que a Rússia está aprendendo como preparar cosmonautas não-profissionais em um curto período de tempo. "O que torna os filmes espaciais dos cosmonautas diferentes é que eles são treinados rapidamente, e provavelmente são pagos para atuar no espaço", disse.

Fonte: Space.comUPI