Publicidade

Até as imagens de teste do Telescópio Espacial James Webb são impressionantes!

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
NASA, CSA, and FGS team.
NASA, CSA, and FGS team.
Tudo sobre NASA

A NASA publicou nesta quarta-feira (6) uma nova foto feita durante testes de um dos instrumentos do telescópio espacial James Webb. A imagem, que revela centenas de estrelas e galáxias distantes, foi divulgada enquanto a agência espacial se prepara para revelar os primeiros registros científicos capturados pelo novo telescópio, e nos dá um belo “gostinho” do que está por vir.

A foto foi capturada pelo instrumento Fine Guidance Sensor (FGS), criado pela Agência Espacial Canadense para manter o observatório focado no alvo desejado. Composta por mais de 72 registros capturados ao longo de 32 horas de exposição, a imagem foi produzida durante um “teste de rolagem”.

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para capturar a foto, a câmera do Webb estava focada na estrela HD147980; depois, o telescópio “rolou” para os lados como uma aeronave, e o FGS o manteve focado no alvo. O resultado é a foto acima, que nos mostra o universo em uma escala de tons alaranjados; as cores mais claras indicam objetos emitindo luz infravermelha mais brilhante, e as mais avermelhadas, objetos mais escuros.

Há uma série de estrelas na foto, acompanhadas por galáxias. “As bolhas mais difusas desta foto são exatamente o tipo de galáxias que o Webb vai estudar em seu primeiro ano de operação”, disse Jane Rigby, cientista de operações do Webb. “Quando esta foto foi feita, fiquei maravilhado por ver toda a estrutura detalhada nestas galáxias”, comemorou Neil Rowlands, cientista do programa do instrumento FGS.

Claro, a foto não é perfeita — se você reparar bem, há alguns pontinhos escuros nelas. Eles foram causados por pequenos ajustes na posição do telescópio entre as exposições, o que fez com que os detectores acabassem saturados de luz. Além disso, vale lembrar que o FGS não é um instrumento voltado para fotos científicas, e grande parte das imagens dele será descartada.

É por isso que o FGS não usa filtros coloridos como ocorre em outros instrumentos, de modo que não é possível determinar com precisão a idade das galáxias na foto. Mesmo assim, ela é incrível, e nos proporciona a visão mais profunda do universo na luz infravermelha já divulgada.

O título não deverá durar muito: na próxima terça-feira (12), a NASA irá divulgar as primeiras imagens operacionais já capturadas pelo James Webb — entre elas, estará o que foi descrito por Bill Nelson, administrador da NASA, como “a foto mais profunda do nosso universo já capturada”. As novas fotos serão divulgadas às 11h30, no horário de Brasília.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*