Astrônomo amador registra impacto de possível asteroide em Júpiter; veja imagens

Por Daniele Cavalcante | 11 de Agosto de 2019 às 14h30

Depois de ter uma nova e belíssima foto capturada pelo telescópio espacial Hubble, tudo indica que Júpiter foi atingido por um objeto (possivelmente um asteroide), e há o registro, em imagens, do momento exato do impacto. Quem conseguiu registrar o momento foi o astrônomo amador Ethan Chappel, na última quarta-feira (7). 

Chappel publicou sua façanha no Twitter, dizendo: "Espero que alguém também tenha registrado o impacto". Ele compartilhou na rede social e em seu site oficial fotos e uma animação em vídeo que mostram o momento em que o ponto de impacto brilhou na atmosfera do gigante gasoso e maior planeta do Sistema Solar. Confira abaixo:

Imagem: Chappel Astro

Impactos como este em Júpiter não são raros e podem acontecer a qualquer momento (estima-se que um objeto de cinco a vinte metros de diâmetro colide com Júpiter de uma a até cinco vezes por mês), considerando a grande quantidade de objetos espaciais flutuando no Sistema Solar e a gravidade extremamente intensa de Júpiter, que puxa asteroides e outros corpos próximos para si. Por isso, o gigante gasoso pode ser considerado um veradeiro protetor da Terra — objetos que porventura estejam em rota de colisão com o nosso planeta muitas vezes acabam sendo atraídos pela gravidade de Júpiter em sua trajetória.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.