NASA divulga nova foto de Júpiter capturada pelo telescópio espacial Hubble

Por Daniele Cavalcante | 08 de Agosto de 2019 às 20h30
NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A NASA publicou nesta quinta-feira (8) uma nova foto de Júpiter, capturada pelo telescópio espacial Hubble no dia 27 de junho. Agora podemos conferir uma paleta de cores mais intensa, nas nuvens que circulam a atmosfera do gigante gasoso, do que vimos nas imagens divulgadas anteriormente. Isso é importante porque as cores e suas mudanças fornecem aos cientistas pistas importantes para os processos que ocorrem na atmosfera de Júpiter.

Por exemplo, a cor laranja brilhante da faixa larga no equador — que muitas vezes aparece em uma cor mais cinzenta — pode ser um sinal de que as nuvens mais densas nessa faixa estão começando a clarear, o que estaria realçando as partículas vermelhas da neblina que fica por baixo dessas nuvens.

Eis a nova foto do gigante gasoso pelas lentes do Hubble (Foto: NASA)

As faixas que circundam o planeta são criadas por diferenças na espessura e altura das nuvens de gelo de amônia. No caso das faixas coloridas, elas são resultado de diferentes pressões atmosféricas, enquanto as mais claras estão mais altas e têm nuvens mais espessas.

Todas as faixas de nuvens coloridas de Júpiter nesta imagem estão confinadas ao norte e ao sul por correntes que permanecem constantes, mesmo quando elas mudam de cor. Elas permanecem separadas por ventos que podem atingir velocidades de até 644 quilômetros por hora.

Abaixo, você confere o vídeo publicado pela NASA com as novas observações do Hubble:

A nova foto foi capturada em luz visível como parte do programa Outer Planets Atmospheres Legacy program (OPAL), que fornece visões anuais de planetas feitas pelo Hubble para procurar por mudanças em suas tempestades, ventos e nuvens.

Fonte: Hubble Site

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.