Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronomia| Inteligência artificial identifica sinais misteriosos de rádio

Por| 11 de Setembro de 2018 às 11h29

Link copiado!

Astronomia| Inteligência artificial identifica sinais misteriosos de rádio
Astronomia| Inteligência artificial identifica sinais misteriosos de rádio

Um projeto de astronomia coordenado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, identificou 72 sinais de rádio de rápida transmissão a uma distância de aproximados 3 bilhões de anos-luz da Terra. A fonte desses sinais ainda é desconhecida aos pesquisadores, porém eles foram encontrados por meio de processos de machine learning e aplicação de inteligência artificial.

As teorias relacionadas aos sinais identificados variam de estrelas de nêutrons altamente magnetizadas próximas a um buraco negro de proporções massivas, até sugestões de que as propriedades e intervalos de emissão dos sinais são consistentes com tecnologia desenvolvida por civilizações avançadas.

Os sinais já haviam sido identificados em 2017 — 20 deles, pelo menos, por humanos. Depois de pesquisadores do projeto desenvolverem um novo algoritmo de machine learning, eles reavaliaram as descobertas do ano passado, adicionando 52 novos sinais que anteriormente passaram despercebidos. A ideia é utilizar o novo recurso para, após uma reavaliação dos intervalos dessas transmissões e sinais, identificar ao menos o que faz com que elas aconteçam.

Continua após a publicidade

Os resultados da pesquisa foram publicados em um artigo científico, que você pode conferir no site do Berkley Seti Research Institute.

Fonte: Breakthrough Initiative