Publicidade

Astronautas Suni e Butch se pronunciam após retorno da Starliner

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA, responderam na sexta (13) algumas perguntas sobre a missão que os levou à Estação Espacial Internacional (ISS) em junho com a nave Starliner, da Boeing. No entanto, problemas no veículo levaram a NASA a concluir que o retorno da dupla a bordo da cápsula seria perigoso demais. 

A Starliner os levou à ISS em junho, e originalmente, eles iriam passar cerca de uma semana em órbita. Entretetanto, o veículo da Boeing apresentou problemas em seus propulsores, o que levou a NASA a estender a estadia deles enquanto investigavam o que havia acontecido. 

No fim, a agência decidiu que eles não poderiam voltar à Terra com a Starliner. Por isso, a cápsula voltou à Terra em setembro, sem ninguém a bordo, e os astronautas vão permanecer na estação até fevereiro de 2025.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Wilmore comentou que ele e Williams “tiveram muita sorte” de poder passar mais alguns meses na ISS, e retornar à Terra de carona na Crew Dragon, espaçonave da SpaceX. “Há muitos casos no passado em que não havia outras opções”, observou ele.

Ainda, ele observou que os astronautas, bem como as equipes da NASA e da Boeing, poderiam ter chegado a um consenso se o cronograma fosse mais amigável. “Acho que os dados poderiam ter chegado lá. Acredito que poderíamos ter chegado a um ponto em que poderíamos ter retornado com a Starliner”, disse Wilmore. “Mas simplesmente ficamos sem tempo”.

Já Williams comentou que ficou feliz com o retorno seguro da Starliner, que foi acompanhado por toda a tripulação. “As equipes em solo e no espaço tomaram as decisões certas. É perigoso, é assim que funciona”, finalizou. 

Os astronautas reforçaram que não estão desapontados por passar mais tempo no espaço que o planejado; afinal, a missão da Starliner era um teste de voo, ou seja, era esperado que problemas acontecessem. “Ficamos felizes de voar em duas espaçonaves diferentes. Digo, somos testadores, é o que fazemos”, acrescentou Williams. 

Efeitos do espaço no corpo humano

Com a mudança de planos, vai demorar um pouco mais para que Williams e Wilmore voltem para casa. Ela comentou que sente desapontada por perder alguns eventos familiares, mas acrescentou: “Este é meu lugar feliz. Eu amo estar no espaço, é divertido. Sabe, todo dia você faz algo que é trabalho, entre aspas, você pode fazer de cabeça para baixo. Você pode fazê-lo de lado, o que acrescenta uma perspectiva um pouco diferente”, comentou. 

Em sua fala, Williams comentou também como ela e Butch vêm lidando com os efeitos que a estadia prolongada no espaço causa no corpo humano. “Se não fizermos exercícios todos os dias, vamos perder densidade óssea”, explicou. Por isso, eles realizam sequências de exercícios cardiovasculares, corridas em esteiras e treinamento de força com equipamentos apropriados. 

Continua após a publicidade

Claro, os desafios físicos de passar tanto tempo na microgravidade são vários, mas há também uma vantagem. “Não existem dores nas juntas no espaço porque não tem pressão em nenhuma junta, o que torna isso muito fácil”, acrescentou. 

Fonte: CNN, BT, Space.com