Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas que estavam em nave russa que falhou irão à ISS nesta semana

Por| 13 de Março de 2019 às 18h40

Link copiado!

Astronautas que estavam em nave russa que falhou irão à ISS nesta semana
Astronautas que estavam em nave russa que falhou irão à ISS nesta semana

Em outubro do ano passado, o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta Alexey Ovchinin estavam a bordo de uma nave russa Soyuz a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS), mas foram obrigados a fazer um retorno de emergência por conta de uma falha no lançamento. Agora, a dupla, ao lado da astronauta da NASA Christina Koch, será lançada novamente rumo à estação.

O voo está planejado para acontecer na quinta-feira (14) a partir da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. Ovchinin, que é o comandante do voo, garantiu que nave e foguete estão "em boa forma", explicando que os componentes defeituosos do veículo foram substituídos na última terça-feira (12). O ocorrido em outubro foi o primeiro acidente do tipo na história espacial da Rússia pós-soviética, e o norte-americano Hague também disse estar "100% confiante" de que, desta vez, o voo vai dar certo.

Vale lembrar que, desde outubro, já aconteceu um outro voo usando foguete e nave Soyuz com astronautas de diferentes nações à ISS, com tudo dando certo e sem imprevistos. Em dezembro, o russo Oleg Kononenko, a estadunidense Anne McClain e o canadense David Saint-Jacques partiram rumo à ISS, onde estão hoje realizando suas missões. O trio receberá os novos colegas quando eles chegarem à estação na sexta-feira (15).

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org