Publicidade

Astronautas a bordo da nave russa Soyuz chegam em segurança à ISS

Por| 15 de Março de 2019 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Normalmente não noticiamos quando novas turmas de astronautas chegam à Estação Espacial Internacional (ISS), o que acontece algumas vezes por ano e vem acontecendo desde o ano 2000. Mas esta chegada vale a notícia, pois é especial: é que o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Alexey Ovchinin estavam a bordo da Soyuz que falhou no ano passado, e agora tiveram uma segunda chance de realizar suas missões — desta vez, ao lado da norte-americana Christina Koch. E a NASA divulgou que o trio chegou em segurança à estação nesta sexta (15).

Após seis horas de viagem, a nave atracou suavemente ao módulo russo Rassvet, também conhecido como MRM-1, usado principalmente para armazenamento de carga e como porta de ancoragem para as naves Soyuz quando chegam. Você pode assistir ao momento em que a Soyuz chega no vídeo abaixo:

Os astronautas da vez fazem parte da Expedição 59, e os três tripulantes que acabam de chegar se juntam a Anne McClain (da NASA), David Saint-Jacques (do Canadá) e Oleg Kononenko (da Roscosmos). Sendo assim, neste momento a ISS abriga seis pessoas, que passarão mais de meio ano trabalhando em cerca de 250 projetos científicos.

Continua após a publicidade

Esta é uma das últimas viagens que a NASA fará para a ISS contando com a nave russa. A agência espacial dos EUA tem contratos assinados para a compra de assentos no veículo até o início de 2020, e depois disso o Commercial Crew Program entrará em ação, com a NASA fazendo esse transporte de astronautas contando com foguetes e naves da SpaceX e da Boeing.

Fonte: NASA