Astrofísicos se juntam a músico e convertem dados de Saturno em padrões sonoros

Por Redação | 20 de Setembro de 2017 às 07h45

Saturno é um dos planetas mais belos do Sistema Solar, ostentando seus imponentes anéis e satélites naturais repletos de mistérios a serem desvendados. Mas, além de ser bonito de se olhar, será que o gigante gasoso também é bom de se ouvir?

Você não leu errado! É que uma dupla de astrofísicos, Matt Russo e Dan Tamayo, se juntou com o músico Andrew Santaguida no projeto SYSTEM Sounds para criar composições sonoras a partir de dados coletados de planetas. A ideia foi celebrar musicalmente o fim da missão Cassini, da NASA, cuja sonda foi destruída ao entrar na atmosfera de Saturno no último dia 15 de setembro, depois de treze anos orbitando o planeta.

Foram compostas várias canções. Em uma delas, o grupo utilizou o brilho de cada pixel de uma imagem colorida dos anéis de Saturno para controlar as notas das harpas e a intensidade da bateria.

Uma composição mais experimental usou ondas de densidade lançadas pelas luas do gigante:

E a terceira música usou a leitura do som da parte exterior dos anéis do planeta para a composição, que foi inspirada na trilha sonora do filme Interestelar, para deixar o som mais reconhecível. Neste trecho, podemos escutar a leitura da parte mais escura dos anéis, pois, segundo os autores, ela tem um som mais interessante:

Quem quiser conferir outros sons que o trio criou a partir de dados de Saturno é só acessar o canal do SYSTEM Sounds no YouTube.

Fonte: Vice

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.