Publicidade

Pequeno asteroide passou perto da Terra horas após ser descoberto; veja imagem!

Por| 28 de Julho de 2020 às 14h30

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

Aconteceu de novo: um asteroide passou extremamente perto de nosso planeta, sem aviso prévio. Medindo entre 2,3 e 5,2 metros de diâmetro, o objeto é considerado pequeno nos padrões cósmicos, sendo que ele foi descoberto apenas algumas horas antes de "passar raspando" na Terra no último domingo (26).

"Raspando" porque ele chegou realmente perto de nós. O objeto que foi chamado de 2020 OY4 passou a cerca de 42 mil quilômetros de nosso planeta — algo equivalente a 11% da distância média entre a Terra e a Lua. Na imagem abaixo, vemos o visitante registrado pelo pessoal do Virtual Telescope Project (o mesmo que registrou a primeira imagem real de um buraco negro em 2019).

Continua após a publicidade

O objeto foi detectado pela equipe que opera o Mt. Lemmon Survey (MLS), observatório que especificamente busca por objetos próximos à Terra (os chamados NEOs — sigla para Near Earth Objects) e que faz parte do projeto Catalina Sky Survey (CSS). O observatório fica no estado norte-americano do Arizona e conta com financiamentos da NASA, usando um telescópio de 60 polegadas para fazer varreduras periódicas no céu noturno.

Mas, calma! A passagem do 2020 OY4 não representou risco algum ao nosso planeta, mesmo que ele tenha ficado tão próximo de nós, por ele ser tão pequeno (impossível de ser visto a olho nu, por exemplo). Ainda assim, sua descoberta "aos 45 do segundo tempo" reforça os perigos iminentes que objetos próximos à Terra podem representar — em especial os desconhecidos, que acabam nos surpreendendo quando são detectados tão em cima da hora.

Fonte: Forbes, EarthSky